Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

03/11/2009 13:43 - Inteligência ao negócio

A Atacadista Assai implantou o sistema de BI da MicroStrategy e conseguiu mais agilidade nos processos de decisão.

 

O atacado paulista de gêneros alimentícios Assai, com 32 lojas no País e atendendo mercearias, padarias, pizzarias, hotéis e dogueiros (carros de cachorro-quente), modernizou suas operações com a adoção de um sistema de BI (Business Intelligence) e conseguiu mais agilidade nos seus processos e relacionamento com clientes e fornecedores. Como o atacadista também possui filiais no Rio de Janeiro e em Fortaleza, era importante concentrar as informações de sua base de dados para avaliar o movimento das lojas em nível nacional e tirar o melhor proveito da ferramenta.
 


A solução de BI do Assai Atacadista ganhou um upgrade com a migração para uma nova plataforma da MicroStrategy. Ela permite novos módulos e mais relatórios para se avaliar o retorno de investimento em promoções e quanto essas campanhas contribuíram nas vendas. Segundo o gerente de TI do Assai, Raul Salvador, agora é possível cruzar os dados de todas as lojas e fazer comparações para obter melhores negociações com fornecedores. "Com a ferramenta, é possível até evitar desperdícios em alguns pães para hot-dogs, de forma que eles se adaptem ao tamanho da salsicha", detalha Salvador.
 


Outra vantagem do sistema de BI é que ele mostra os horários dos picos de vendas dos clientes do atacado. "O dogueiro vende mais entre 11h30 e 12h30, enquanto as pizzarias têm mais movimento a partir das 18h. "Com esses dados em mãos, podemos criar ações promocionais e temos uma importante ferramenta de negociação para barganhar preços e oferecer descontos", assinala Salvador. Sempre que há uma promoção, o sistema de BI analisa o retorno dessas ações, antes, durante e depois de elas ocorrerem.
 


A empresa até precisou contratar profissionais para dar suporte e responder às demandas e questões da área comercial e relacionadas à ferramenta de BI. "Eles desenvolvem apresentações, executam relatórios e preparam reuniões com fornecedores, contendo informes relativos à venda e estoque de produtos, ruptura de vendas, probabilidades de fraudes etc".
 


Além das informações para o departamento comercial, o sistema reúne os dados financeiros, contábeis, fiscais e administrativos. "Na frente do caixa (PDV) são relacionadas informações em tempo real sobre o movimento em cada uma das lojas, por produto vendido, forma de pagamento, quem comprou, quando foi efetuada a compra, o perfil do consumidor, andamento das promoções e outras especificações desejadas pelo cliente da ferramenta", lembra o executivo de contas da MicroStrategy, Henrique Massud.
 


Outra vantagem do sistema de BI é que ele roda na web, no servidor central, permitindo acesso de qualquer lugar e sem precisar ser instalado nas máquinas locais e, portanto, não ocupa espaço nos computadores da empresa. Demais sistemas já adotados pelo Assai, como ERP e PDV  integrados ao BI, também são web. Ao todo, são 30 licenças funcionando no atacado, e seus usuários são diretores ou profissionais da gerência comercial. O atacado tem 120 mil clientes no País e faturou no ano passado R$ 1,4 bilhão.
 


A MicroStrategy, especializada em softwares de Business Intelligence no mundo, atende mais de 300 empresas no Brasil, entre eles, atacadistas (Makro, Assai), supermercados Pão de Açúcar, Ponto Frio, Zona Sul (do Rio de Janeiro), Carrefour, e redes C&A, Colombo, Marisa, para citar apenas varejistas.

 

A empresa está oferecendo licenças gratuitas de seu pacote de geração de relatórios em aplicações de BI para empresas que tenham 25, 50 ou 100 usuários. "Queremos estimular o uso do produto entre as pequenas e médias empresas, para que elas tenham o software rapidamente sem esperarem por processos demorados de aprovação da diretoria", avalia Massud. Basta entrar no site www.microstrategy.com/ freereportingsoftware, fazer o download e começar a construir os aplicativos de geração de relatórios.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>