Por enquanto, o Brasão conta com 14 carrinhos distribuídos nas duas unidades. O investimento é ainda muito recente e a rede tem avaliado a introdução de carrinhos em mais unidades.
O perfil do consumidor que usa os carrinhos inteligentes em sua grande maioria é de jovens entre 18 e 48 anos. Segundo Elton, os clientes mais experientes não têm se arriscado muito com receio de dar algum problema durante as compras. Porém a rede conta com uma equipe de apoio que conduz abordagens de experimentação e acompanhamento para garantir tranquilidade na primeira utilização e isso tem dado bons resultados.
“Assim como o self-checkout, os carrinhos inteligentes estão se aproximando cada vez mais dos clientes e os números mostram um volume superior a 25 mil cupons emitidos até dezembro do ano passado, o que ainda é inferior ao self-checkout. Mas, aos poucos, percebemos mais adeptos ao carrinho inteligente. Consideramos um bom investimento para o varejista adquirir um Smart Cart porque ele permite autonomia ao cliente e oferece a segurança que o varejista precisa em relação às perdas, furtos ou roubos. Tem tecnologia de segurança visual, por peso e ainda é possível acompanhar tudo pelo tablet, o que dá ainda mais tranquilidade para o cliente – se precisar de ajuda – e para o varejista, que sempre terá informações em tempo real. Acreditamos que o retorno de investimento vem a médio prazo, porque envolve uma série de outros custos como manutenção, equipamentos, software e hardware, integração com ERP, etc”, finalizou Elton Ficanha.
Confira em nossa última edição da Revista SuperHiper, a matéria super especial que preparamos sobre as novas tecnologias empregadas nos carrinhos de supermercado.