Tecnologia
02/10/2009 10:38 - Cartões custaram R$ 1,2 bi para varejo
O pagamento das taxas de desconto nas transações com cartões custou ao comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Rio de Janeiro gastou R$ 1,27 bilhão no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).
A aceitação do cartão de débito resulta em um custo médio de R$ 78,04 com o aluguel de cada máquina, variando entre R$ 150 e R$ 50,50. O percentual médio cobrado pelas administradoras sobre o valor das vendas em cartões de débito é de 2,84%, sendo a menor taxa 1,07% e a maior 5%.O custo médio do aluguel de cada máquina para realizar transações em cartão de crédito é de R$ 75,62, com variação entre R$ 41,00 e R$ 145,00. A taxa média sobre cada transação é de 4,16%, variando entre 2% e 7,34%.
Apesar do alto custo, o levantamento comprova que a aceitação dos cartões é bastante disseminada entre as empresas do Estado do Rio: 83,84% dos estabelecimentos aceitam os de débito e 81,94% os de crédito. No entanto, o uso destes cartões é fortemente concentrado em duas grandes bandeiras.
"É necessária uma regulamentação mais efetiva sobre o setor de cartões. Medidas como o fim da exclusividade no processamento, a padronização mínima entre os prestadores de serviços e o compartilhamento nos serviços de prestação de rede trariam transparência ao mercado e estimulariam a concorrência", explica o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.
A pesquisa mostra que a taxa média cobrada às empresas de menor porte é a mais elevada. Micro e pequenas empresas do estado pagam 2,94% sobre o valor da transação no cartão de débito, enquanto as médias e grandes pagam 2,56%.
O comércio lojista está otimista com as vendas para o Dia das Crianças e espera um resultado 8 % superior ao do ano passado. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), que ouviu 500 lojistas da cidade, de diversos ramos.
Veículo: Jornal do Commercio – RJ
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop