Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

10/09/2009 13:31 - Carrefour almeja comércio eletrônico

O carioca Ney Santos está à frente de um projeto que promete transformar a atuação da rede francesa Carrefour no Brasil. Numa velocidade de 10 lojas a cada 15 dias, o executivo da área de tecnologia da informação (TI) pretende trocar por completo, até março de 2010, o sistema de gestão desenvolvido internamente pela rede há mais de 10 anos, por um da também francesa Aldata, especializada no setor de varejo. "Só não terminamos o processo no fim do ano porque entre novembro e dezembro não dá para parar uma loja para treinar funcionários", explica Santos.

 

O objetivo da companhia com a mudança de sistema é dar mais agilidade e facilitar a integração entre as diferentes unidades de negócio do Carrefour, algo muito difícil de ser feito com os diversos sistemas desenvolvidos com o passar do tempo para organizar diferentes atividades. "É como querer construir um prédio de 20 andares em cima de uma casa de 3. Não dá para fazer com a mesma base. Você precisa derrubar e começar de novo com uma base forte, senão o prédio cai", diz o executivo, que até abril de 2008 era responsável pela área de TI do Pão de Açúcar. No Carrefour ele tem sob seu comando 60 profissionais divididos em três áreas: infraestrutura de TI, processos e escritório de projetos.

 

A atualização do software de gestão caminha em paralelo com uma mudança na maneira de acessar os programas. Um total de 165 unidades entre hipermercados, lojas de bairro e de atendimento expresso do Carrefour passarão a usar o sistema pela internet a partir do centro de dados da companhia dentro da IBM, na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. A conexão será feita por meio de "thin clients" ou de computadores de mesa alterados para apenas acessar informações na rede. Outros aplicativos, como sistema operacional e planilhas eletrônicas também serão acessados à distância.

 

Outra aposta do Carrefour é na análise de dados de vendas e a criação de perfis de consumo por meio de ferramentas de inteligência de negócios, ou business intelligence (BI). Mas a rede varejista não comprou nenhum software novo para fazer isso. O processo é feito usando o conceito de software como serviço (SaaS). As informações são enviadas do banco de dados do Carrefour para o de outra companhia francesa, a Numsight. Lá, estatísticos fazem diversas análises e criam modelos que ajudam a rede a tomar decisões levando em conta as características dos consumidores de cada loja. Tudo é acessado pela internet e com o pagamento de uma tarifa mensal que é calculada levando em consideração o número de lojas e o nível de personalização dos relatórios gerados.

 

Aguardada por todo o mercado, a entrada do Carrefour no comércio eletrônico é o terceiro dos principais projetos em desenvolvimento pela área de TI. "Não é só criar um site. Logística, relacionamento entre unidades da empresa e atendimento ao cliente, entre outros processos, precisam ser adaptados. É uma operação que começa do zero", diz Santos. O site está previsto para entrar no ar no primeiro semestre de 2010 e fará uso de sistemas que permitem a formação de preços e a criação de campanhas de marketing de maneira automática, levando em conta a navegação dos internautas e o estoque da loja.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>