Tecnologia
10/09/2009 13:30 - Em SP, consumidor não precisa mais empurrar carrinho em loja da rede
Na loja do Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, um dos mais sofisticados de São Paulo, o cliente já pode se dar ao luxo de fazer as compras sem empurrar o carrinho. "Há cerca de três semanas adotamos na loja o conceito do 'personal shopping'", diz Joaquim Dias Garcia, diretor de tecnologia da informação do grupo.
Ao entrar na loja, o cliente recebe um scanner que registra os produtos disponíveis nas gôndolas e seus respectivos preços. É só passá-lo na frente da mercadoria desejada. Ao fim da compra, o consumidor pode levar os itens que desejar - o chocolate que será consumido logo depois na sessão de cinema, por exemplo - e despachar todo o resto para casa.
As comodidades não param aí. O aparelho pode sugerir promoções sobre uma determinada categoria de produto ou apresentar uma receita que usa a mercadoria procurada pelo cliente. "O consumidor pode enviar a receita para casa por e-mail e, se quiser, incluir todos os ingredientes da receita em sua lista de compras", diz Garcia.
Para usar o sistema, o cliente tem de fazer parte do programa de fidelidade da rede de supermercados. É um ponto estratégico para o Pão de Açúcar. Ao oferecer tecnologias que facilitam a vida do usuário, a empresa capta informações sobre preferências de consumo que vão alimentar os programas de automação em andamento no grupo. "Tudo é uma questão de aprendizado: da empresa e do consumidor", afirma Alexandre Vasconcellos, diretor do programa Oracle Retail do Pão de Açúcar.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop