Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

09/09/2009 11:36 - Redecard fará credenciamento para a argentina Cabal no Brasil

A Redecard anuncia hoje que vai começar a credenciar estabelecimentos comerciais para a Cabal, bandeira argentina de cartões de crédito e débito que é emitida por aqui pelo Bancoob - Banco Cooperativo do Brasil.

 

Em meio às pressões do governo para aumentar a concorrência no mercado de cartões, a estratégia da Cabal é ser uma bandeira nacional, funcionando como uma alternativa à MasterCard e à Visa. Já a Redecard quer ser conhecida como uma empresa multibandeira, dona da rede que aceita a maior variedade de cartões no Brasil. Já são 11 associados, que incluem bandeiras de crédito como MasterCard e Aura e de benefícios como Ticket e Sodexo.

 

"Queremos ter o máximo de bandeiras possível", diz Henrique Capdeville, diretor de planejamento e estratégia da Redecard. Para isso, a empresa começou uma campanha de marketing em jornais, revistas e televisão, com o objetivo de se mostrar mais ao mercado e explicar como funciona. Segundo o executivo, nem sempre os estabelecimentos percebem as vantagens de estarem ligados à rede da Redecard, que incluem tecnologia de ponta e transações aprovadas rapidamente.

 

A Cabal tem sede em Brasília e quer atrair novos bancos emissores. Para se diferenciar da Visa e MasterCard, vai oferecer aos bancos preços mais baixos. Marcos Vinícius Viana Borges, superintendente geral da Cabal Brasil diz que, com taxas menores, a bandeira pode ser oferecida ao cliente de menor renda, aquele que está fora do perfil para ter um plástico das duas grandes bandeiras.

 

Presente no Brasil desde 2000, a estratégia de atrair novos emissores não era possível porque a Cabal não tinha rede nacional. Ela tem 30 mil estabelecimentos credenciados, todos pela própria bandeira. O executivo conta que a bandeira avaliou que não valia a pena investir para criar uma rede própria maior, por causa dos altos custos e investimentos necessários. Por isso, a ideia do acordo com a Redecard, que é por tempo indeterminado.

 

O "namoro" da Cabal com a Redecard começou há mais de cinco anos. Mas Borges conta que as coisas só evoluíram após o fim da exclusividade no credenciamento da empresa para a MasterCard, há pouco mais de dois anos. A Redecard tem mais de 1,2 milhão de estabalecimentos cadastrados e fará a captura, processamento e liquidação financeira das transações com os cartões da Cabal.

 

Um dos momentos mais esperados pelo mercado (e pelo governo) é o fim da exclusividade entre Visa e sua credenciadora, a VisaNet. A Redecard tem todo interesse em credenciar para a Visa, a maior bandeira do mundo, diz Capdeville. "Do nosso lado não há problema algum", diz o executivo, destacando que ajustes burocráticos com a Visa e técnicos nas máquinas leitoras podem retardar o início do credenciamento.

 

A VisaNet aguarda para a próxima semana o julgamento pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do recurso voluntário que fez ao plenário do órgão contra a determinação da Secretaria de Direito Econômico (SDE) para que acabasse com a exclusividade para o credenciamento de estabelecimentos comerciais interessados em receber pagamentos com cartões da bandeira Visa.

 

O contrato de exclusividade está previsto para acabar em junho de 2010. Mas a SDE, do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo contra a VisaNet para apurar possível conduta anticompetitiva e decidiu determinar, preventivamente, a suspensão da exclusividade de credenciamento a partir de 6 de setembro. Caso a determinação não fosse cumprida, a VisaNet estaria sujeita a multa diária de R$ 300 mil. A VisaNet recorreu ao plenário do Cade.

 

O recurso chegou com pouca antecedência e o relator do processo transferiu o julgamento para a próxima reunião plenária, marcada para 16 de setembro. Até lá, estão suspensos os efeitos da medida preventiva da SDE. (Colaborou Maria Christina Carvalho)
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>