Tecnologia
04/09/2009 10:44 - Pão de Açúcar lança personal shop para tornar compras mais práticas
Tecnologia da Motorola ajuda na economia de tempo, possibilita fazer compras sem carrinho e mostra listas habituais, ofertas, receitas e dicas
A loja Pão de Açúcar, do Shopping Iguatemi São Paulo, implantou uma novidade hi-tech: o personal shop. Com equipamento da Motorola e sistema desenvolvido pela Seal Tecnologia, a novidade promete trazer maior comodidade e agilidade na escolha dos produtos aos clientes da rede. Os seis coletores MC17, da Motorola, estão disponíveis na entrada da loja, em um sistema composto por um totem circular com monitor touch screen.
“O personal shop traz para o Brasil um novo conceito de compras. Com a ajuda de um coletor de dados, capaz de armazenar em sua memória as listas habituais dos clientes, é possível economizar tempo no supermercado e fazer compras ainda mais personalizadas”, explica Joaquim Dias Garcia, diretor de TI do Grupo Pão de Açúcar.
O sistema permite criar listas de acordo com o perfil do consumidor e oferece sugestões de ofertas, receitas e dicas. “São várias as vantagens para o cliente, como mostrar o valor total da compra dos itens selecionados sem precisar passar pelo caixa; a opção de levar os produtos pessoalmente ou recebê-los em casa, sendo que nestes casos o cliente pode dispensar o carrinho de compras e armazenar sua lista somente no equipamento”, explica João Edson Gravata, diretor de Operações da rede Pão de Açúcar.
Como funciona
Para usar o personal shop na primeira compra, o cliente faz seu cadastro e informa se irá utilizar o sistema de entregas em domicílio ou não. Se a opção for pelo delivery, o aparelho pede a confirmação do endereço e seleção do horário de entrega e libera o coletor. Caso o cliente não queira receber os produtos em casa, a liberação do MC17 é automática.
Com o personal shop em mãos, o consumidor terá duas opções para selecionar o tipo de compra:
- Compra: o cliente faz a seleção e registro dos produtos entre os corredores e gôndolas da loja. Os itens coletados podem ser colocados no carrinho ou não (se for entrega em domicílio).
- Compras habituais: a tela demonstra os produtos mais consumidos pelo cliente com base nas informações armazenadas no programa Mais. Neste caso, por meio do botão “personal”, é possível selecionar as compras habituais, visualizar a lista de compras e localizar os produtos na loja.
Para alterar a quantidade ou cancelar, basta clicar na tela. Ao final, é possível ver a lista, o valor total das compras e o total dos pontos registrados.
Funções personalizadas
O personal shop conta com funções personalizadas disponíveis de acordo com o perfil de cada cliente. São receitas que podem ser enviadas por e-mail, dicas nutricionais sobre os produtos adquiridos e ofertas da loja.
Segundo a Motorola, o MC17 tem as ferramentas necessárias para oferecer um novo padrão de excelência nos serviços aos clientes dos supermercados. A tecnologia também pode ser usada para capacitar os funcionários da loja a gerenciar o estoque e os preços das prateleiras. “Com o MC17, é possível conhecer o consumidor ainda mais, oferecendo promoções direcionadas e ofertas personalizadas de acordo com as preferências de compra de cada um”, explica Vanderlei Ferreira, diretor de Canais da área de Soluções de Mobilidade Corporativa para Governo e Empresas da Motorola Brasil.
Veículo: Revista Empreendedor
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop