Tecnologia
26/08/2009 11:51 - Visa lança tecnologia de pagamento sem contato, por meio de celular
A regulamentação do setor de meios de pagamento, que deve ser definida no relatório final do Banco Central sobre o assunto, não deve diminuir a busca das empresas por inovação e lançamento de novos produtos. Pelo menos é o que garante a Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (VisaNet).
Segundo o vice-presidente de Soluções em Negócios da instituição, Eduardo Chedid, a companhia não irá perder o apetite por buscar inovações. "A VisaNet vem inovando há 15 anos e não irá fazer nem mais nem menos por conta da regulamentação do BC. Iremos sempre buscar melhor solução para lojistas e consumidores", garante o executivo.
Prova de que a empresa continua buscando novos meios eletrônicos de pagamento, a declaração foi feita no anúncio de lançamento de uma nova tecnologia de pagamento sem contato chamada NFC (near-field communication). O aparato, que pode ser um cartão ou vir acoplado a celulares, foi lançado como projeto piloto.
Como a tecnologia não necessita de um terminal POS (point of sale) -as máquinas que realizam as transações com cartões de crédito e débito nos estabelecimentos -, mas de um outro tipo de tecnologia para aprovar a transação, a empresa foge de um tema que o BC considera crucial para aumentar a competitividade no setor, que é uma única máquina POS para operar com todas as bandeiras, questão já aceita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
"Primeiro precisamos testar a receptividade", disse Chedid. O lançamento é feito em parceria com o Bradesco e o Banco do Brasil na área de finanças, com celulares Nokia e através da operadora Claro. "Porém, estaremos abertos a novas parcerias", afirma o executivo. A empresa não divulga metas de credenciamento ou de operações com o novo produto.
Segundo a líder mundial da divisão de produto da Visa, Elizabeth Buse, a Visa está sempre buscando agregar valor para seus clientes. "A empresa tem uma marca poderosa no mundo todo. Por conta disso, quando leva os meios de pagamento a novos canais, os clientes sabem que podem confiar", afirma.
Segundo dados da empresa, o investimento em celular se justifica pela presença maciça no mundo todo. Enquanto há um total de 2 bilhões de televisores no mundo, o número de aparelhos móveis é o dobro desse volume. "Independentemente do desenvolvimento dos países ou de sua infraestrutura, esse dispositivo é poderoso no mundo todo", garante.
Regulamentação
A VisaNet, que tem contrato de exclusividade com a bandeira Visa até meados do ano que vem, pode ser obrigada a revê-lo antes do acordado. Isso porque a Secretaria de Direito Econômico (SDE) viu no documento uma forte restrição à concorrência. A secretaria instaurou processo administrativo contra a Visa do Brasil Empreendimentos, Visa International e VisaNet do Brasil ontem, para investigar se as três empresas estão restringindo a concorrência. Segundo o departamento, com essa medida preventiva, outras empresas interessadas em serem credenciadoras da Visa no Brasil poderão firmar contrato com a empresa. A VisaNet, no entanto estuda recorrer da medida, por meio de um recurso tanto no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ou diretamente na Justiça.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop