Tecnologia
10/08/2009 11:58 - Associação prevê mais competição no setor de cartões
A decisão anunciada na quinta-feira pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) de suspender a exclusividade das operações da Visa com a VisaNet é um passo importante para o aumento da competição no mercado de cartões de crédito no Brasil. Quem avalia e aprova a medida é o novo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Rogério Caffarelli. "A Redecard já não tem mais exclusividade com a MasterCard, e a VisaNet não terá também [com a Visa] a partir de junho do ano que vem. Esse é um processo saudável de estímulo à competição e que resolve a questão do compartilhamento", disse.
A ampliação do compartilhamento é um dos pontos centrais em que o governo quer atuar. A intenção é permitir que uma só máquina passe todas as bandeiras de cartões, evitando que o lojista tenha de alugar vários equipamentos. Até agora, o comerciante que quiser trabalhar com a bandeira Visa tem de necessariamente contratar a VisaNet. O mesmo valia para MasterCard e Redecard, mas recentemente a SDE também abriu processo contra a Redecard. A decisão desta semana foi, portanto, uma investida clara do governo na tentativa de quebra da estrutura do setor, que, segundo o governo, é praticamente um duopólio.
Sobre a criação do marco regulatório para os cartões de crédito e de débito, Caffarelli acredita que os associados da Abecs serão chamados para o debate sobre o tema, depois do dia 30 de setembro, quando o Banco Central deve entregar estudo com detalhamento final sobre o setor.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop