Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

14/07/2009 11:22 - Pro Teste aprova compras feitas em supermercados pela internet

Fazer compras pela internet pode ser uma boa opção para quem tem problemas de locomoção ou não tem tempo para ir ao supermercado, isso se o consumidor não se importar com o tempo de espera e nem pedir produtos refrigerados.

 

A Pro Teste avaliou o serviço de delivery em 15 estabelecimentos de sete capitais brasileiras (desses, apenas o Pão de Açúcar atua na região). Com exceção dos produtos refrigerados e congelados (que na maioria dos casos chegaram em temperatura inadequada), a compra on-line de produtos de mercearia, bazar ou higiene nesses estabelecimentos foi aprovada pela entidade.

 

Mas o conforto de ter as mercadorias entregues em casa não sai de graça. Quase todos os estabelecimentos cobram uma taxa de entrega, entre R$ 1,95 e R$ 14,00.

 

HORÁRIO

 

Quatro dos 15 estabelecimentos pesquisados não cumpriram o horário marcado para a entrega e, em nove casos, o tempo que tivemos que esperar pela entrega excedeu duas horas.

 

Mas a entidade considerou suficiente que os estabelecimentos entreguem nos fins de semana e após as 17h, ou seja, além do horário comercial.

 

Em geral, o serviço de compras on line dos supermercados funciona de segunda a sábado. E a entrega obedece intervalos de tempo preestabelecidos e pode ser feita no mesmo dia, ainda que alguns cobrem mais por isso.

 

Nos supermercados pesquisados, o cheque é o modo de pagamento mais aceito. É possível pagar também com cartões de crédito ou débito e, em alguns, com boleto bancário, cartão próprio e vale-alimentação.

 

TAXA DE ENTREGA

 

A cobrança de uma taxa para a entrega dos produtos é feita por todos os estabelecimentos ­ o valor varia entre R$ 1,95 e R$ 14,00. "Essa taxa pode ter um valor fixo único para toda a cidade ou variar de acordo com a distância dos bairros ou em função do horário de entrega", explica a técnica da Pro Teste Michelle Marques.

 

Alguns estabelecimentos dão descontos progressivos nas taxas de entrega quanto mais alto for o valor das compras. No Pão de Açúcar, por exemplo, o cliente fica isento de taxa nas compras acima de R$ 750,00.

 

Em geral, as compras realizadas pela internet ficam mais caras ­ até 4% ­ que as realizadas
diretamente pelos consumidores nas lojas físicas (sem considerar a taxa de entrega). A Tribuna pesquisou 10 itens no Pão de Açúcar, único dos hipermercados pesquisados pela Pro Teste com loja em Santos, e constatou diferenças que podem chegar a 25,46%, no caso do arroz.
"Em geral, o supermercado on line se torna mais vantajoso para compras maiores, pois a taxa de entrega é diluída entre diversos os produtos comprados", diz Michelle.

 

Segundo ela, sete dos 15 estabelecimentos ainda não estão preparados para informar a você se têm ou não o produto pedido em estoque. Porém, essa confirmação foi feita por telefone antes de os produtos serem entregues.
"Quando a entrega foi feita, vimos que seis lojas nos enviaram produtos diferentes dos que encomendamos. As outras entregaram o que foi pedido ou, então, substitutos que nós escolhemos. A maioria das o outras trocas foi apenas de marca", explicou a técnica da entidade.
"Por outro lado, tivemos poucas diferenças entre o que foi solicitado e o que foi entregue, e percebemos boa vontade das empresas em solucionar problemas que vivenciamos", completou Michelle.

 

Caso o consumidor tenha algum problema com a entrega, deve reclamar o quanto antes, de preferência no ato da entrega.

 

Veículo: A Tribuna de Santos - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>