Tecnologia
08/09/2008 10:21 - Empresas treinam seus funcionários usando a TV
É possível ter canais próprios e realizar conferências simultâneas
Colocar a equipe em frente à televisão pode ser um bom negócio, especialmente para sintonizar a capacitação e o treinamento em diferentes locais de forma integrada.
Para isso, empresas oferecem tecnologias que possibilitam que a companhia tenha seu próprio canal de televisão, disponibilize palestras exclusivas ou use a internet para fazer conferências com centenas de pessoas ao mesmo tempo.
A Spectrus, fabricante de decodificadores, e a HSM, que produz palestras e há um ano criou uma televisão corporativa, uniram-se para oferecer um canal de cursos e palestras.
Com a assinatura do serviço, que custa a partir de R$ 782 por mês, compram-se oito horas de programas corporativos, como palestras e entrevistas, com estrelas do mercado de consultoria. O foco são cargos de gerência e superiores.
Já a Hughes, que oferece banda larga por satélite, permite a interatividade. O objetivo, diz René Birocchi, diretor de negócios para educação no Brasil, é substituir o treinamento presencial em empresas distribuídas geograficamente, como bancos e lojas de varejo. É preciso ter antenas parabólicas e decodificadores.
Assim como a Hughes, a Subway Link fornece recursos por satélite e também produz conteúdo, mas sua interatividade depende de outras mídias, como internet e celular, para que os treinados façam perguntas.
Uma das empresas que usam os serviços da Spectrus é a Whirlpool, que utiliza a TV corporativa para treinar sua equipe de vendas. O programa é exibido simultaneamente para mais de 30 locais no Brasil.
A rede de lojas Magazine Luiza usa os serviços da Subway Link para fornecer treinamento para sua rede de vendedores. Daniela Rosário, 29, de uma loja de Campinas (SP), diz que as aulas a ajudam a vender.
"O treinamento sobre uma nova câmera digital foi importante para que eu pudesse oferecê-la ao cliente", conta.
Interatividade
Além de contratar empresas que fornecem tecnologia e conteúdo, também é possível adquirir um software que, a partir da rede já existente, conecte computadores a um sistema de áudio e vídeo.
A empresa IP.TV oferece um software que permitiu ao Sesc (Serviço Social do Comércio) treinar simultaneamente e com interatividade 800 pessoas, em 28 "salas de aula".
Já os clientes do Google Apps Premier Edition, que custa US$ 50 por usuário ao ano, podem publicar vídeos como no YouTube e usá-los para treinar a equipe, barrando o acesso a usuários não autorizados.
NA INTERNET
www.spectrusvideo.com.br
www.hsm.com.br
www.google.com/a
www.ip.tv
www.subwaylink.com.br
www.hughes.com.br
Veículo: Folha de S.Paulo
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