Tecnologia
08/09/2008 10:06 - Tecnologia da informação reduz custos para pequena empresa
Cerca de 39% das micro e pequenas empresas brasileiras não investem em TI (tecnologia da informação), de acordo com o engenheiro Arquimedes Oliveira, presidente do Sindfor (Sindicato da Indústria de Informática).
O dado foi apresentado durante o seminário "Como fazer negócios utilizando a tecnologia da informação", realizado Na Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte-MG, esta semana.
Segundo ele, alguns mitos permanecem. "Muitos empresários pensam que são pequenos demais para investir em TI, mas não há tamanho mínimo para que uma empresa possa se beneficiar da tecnologia. Outro erro é pensar que a tecnologia é cara, inacessível para os pequenos. Hoje, os custos despencaram".
Recursos gratuitos
Em muitos casos, os empreendedores têm à sua disposição recursos gratuitos na internet. O engenheiro e mestre em Administração, Antônio Carlos Amorim, destacou que a infra-estrutura de TI disponível na internet é pública. Transmissão ao vivo, aplicativos e redes sociais se transformaram em poderosos recursos de divulgação e realização de negócios. Apesar de não ser gratuito, o Voip é outro recurso da internet que reduz os gastos das empresas, sendo uma alternativa à telefonia tradicional.
Amorim citou como exemplo a pequena empresa Safira Sedas: "foram criadas comunidades da loja em sites de relacionamentos. A empresa ainda se cadastrou no Pague Seguro, um aplicativo gratuito que permite a venda pela internet. Em seis meses, foram contabilizadas 18 mil visitas", contou.
"Se a intenção é estimular as vendas, o empresário deve escolher qual o conteúdo, quais aplicativos e quais interações sociais serão utilizadas", acrescentou.
A tecnologia melhora o acesso às informações para tomada de decisões, automatiza as tarefas rotineiras, melhora o controle interno das operações e facilita o atendimento ao cliente. "As empresas que investem em tecnologia exportam, crescem e geram empregos", garantiu o palestrante do evento, Lúcio Fonseca.
Veículo: Revista Empreendedor
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop