Tecnologia
12/07/2021 10:09 - Investimentos em startups de supermercados batem recorde
Fundos levantaram mais de US$ 10 bilhões no primeiro semestre do ano, mais que todo o volume movimentado em 2020
No que depender dos investidores, as startups focadas em soluções para o varejo de supermercados provocarão uma revolução no setor nos próximos anos. Em todo o mundo, mais de US$ 10 bilhões foram colocados em empresas no primeiro semestre do ano, segundo um levantamento da Pitchbook. Em todo o ano de 2020, quando a digitalização dos supermercados se tornou uma necessidade estratégica, foram levantados US$ 7 bilhões.
Algumas captações se destacam. Nos Estados Unidos, o Instacart se tornou em março o segundo maior unicórnio americano, depois de levantar US$ 265 milhões em uma rodada de investimentos que avaliou a companhia em US$ 39 bilhões.
No mesmo mês, a goPuff levantou US$ 1,15 bilhão e foi avaliada em US$ 8,9 bilhões. Já na China, a Xingsheng Youxuan captou US$ 3 bilhões de investidores, no maior volume já levantado por startups. Na semana passada, a startup Rohlik, da República Checa, que oferece delivery de compras em até duas horas e já alcançou o break even em seu mercado natal, levantou US$ 120 milhões para financiar sua expansão e foi avaliada em US$ 1,2 bilhão.
No mercado europeu, startups de supermercados estão ganhando tração desde o ano passado, com diversas empresas oferecendo entregas em até 20 minutos, como Getir, Gorillas, Weezy e Flink. Para isso, apostam especialmente nas dark stores, que são lojas físicas fechadas ao público e que só fazem o processamento de pedidos online.
Com tantas empresas procurando ganhar espaço no mesmo segmento, a grande questão é se haverá oportunidades para todos. Para Luke Jensen, CEO da Ocado Solutions, uma consolidação é inevitável. “O volume de dinheiro sendo colocado nas startups de supermercados é desproporcional ao tamanho da oportunidade”, analisa. Para ele, as startups estão, na prática, competindo com as lojas de conveniência, que representam uma parcela menor do varejo.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop