Tecnologia
09/09/2020 15:44 - Pagamentos digitais: 96% pretendem manter hábito pós pandemia
A pandemia parece mesmo ter acelerado a digitalização de alguns processos, como é o exemplo dos pagamentos. Hoje, é cada vez menos comum a utilização do dinheiro físico, e maquininhas de cartão também parece perder espaço para os pagamentos contactless. De acordo com pesquisa realizada pelo Capterra, houve um aumento de 32% no volume de pagamentos digitais desde o início da pandemia.
O levantamento mostra ainda que, entre os consumidores que possuem carteira digital instalada, 96% pretendem seguir ou começar a utilizar a tecnologia após o término da crise sanitária, confirmando a consolidação deste meio de pagamento.
Já o número de consumidores que possuem carteira digital e dizem não utilizá-la caiu 72% em comparação ao período pré-crise — de 18% para 5% dos entrevistados, respectivamente.
Mais seguro ou mais suscetível a fraudes?
São dois os principais fatores apontados pelos consumidores em defesa do pagamento digital: a maior segurança, citado por 29% dos usuários, e a não necessidade de contato com terceiros, 28%
Ainda que a segurança desse tipo de transação comparada aos cartões seja vista como a principal vantagem pelos que utilizam as carteiras digitais, o medo de ataques é uma realidade.
Tanto os usuários da tecnologia como os que inda não aderiram à modalidade, 70% apontam receio com falhas de proteção que possam resultar em roubo de dados
Consumidores enxergam fim próximo do dinheiro físico
O Capterra comparou a preferência do consumidor quanto aos meios de pagamento. Dos entrevistados, apenas 18% dizem preferir pagar usando dinheiro físico. Outros 22% preferem cartões de crédito, 32% optam mais pelo débito e 23% escolhem o pagamento digital
A preferência pelas carteiras digitais é maior entre os brasileiros com rendas de 7 a 15 salários mínimos: 40%.
De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados afirmam ser mais provável comprar de estabelecimentos que aceitam pagamentos sem dinheiro físico do que daqueles que não. Além disso, 67% dizem que se sentiriam confortáveis vivendo em uma sociedade sem dinheiro físico.
“Como mostram os dados, a adaptação dos negócios aos novos métodos e hábitos de pagamento, com o impulso extra trazido pelo coronavírus, pode representar uma questão de sobrevivência para muitos negócios tanto no curto como no longo prazo”, destaca Lucca Rossi, analista responsável pelo estudo.
Fonte: Consumidor Moderno
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop