Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

06/07/2020 15:44 - Venda digital de alimentos avança

Redes de supermercados e plataformas online expandem operação e investem em tecnologia para suportar alta na demanda e fidelizar nova base de consumidores.

Apesar do cenário econômico delicado, o varejo alimentar, que manteve suas atividades mesmo com o isolamento social, tem desbravado canais alternativos. Além de adotar novas práticas como o distanciamento mínimo entre um cliente e outro nas filas de pagamento e a higienização dos carrinhos de compra para continuar com suas operações de maneira segura para os clientes, as redes de supermercado estão investindo ainda mais no seu canal de compras online, via aplicativo ou site.

As vendas online se intensificaram no período da Covid-19, impulsionadas pelo aumento de pedidos, de acordo com a 41ª edição do Webshoppers, estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado pela Ebit | Nielsen. No período de 17 de março a 27 de abril, o e-commerce em geral apresentou alta de 20% de novos consumidores, acima do ano passado, que registrou um crescimento de 19% no mesmo período. O setor que mais ganhou novos clientes no comércio eletrônico foi o autosserviço, que inclui venda de alimentos, com 31% de novos consumidores entre março e abril. Neste período de 2019, essa alta foi de 16%, ou seja, os consumidores de autosserviço online praticamente dobraram de um ano para o outro.

Os dados se refletem nos números de vendas online de grandes redes de supermercados como Extra e Pão de Açúcar, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), e Carrefour. Os sites de vendas do Pão de Açúcar e Extra apresentaram crescimento de 76% em termos de clientes e 150% no número de acessos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, as vendas online representam cerca de 3% da receita bruta do varejo alimentar do GPA.

“Abril foi maior que março; maio, maior que abril; e junho está maior que maio. Ou seja, o canal de supermercado online se confirma e entra no hábito de muita gente. É realmente uma demanda crescente”, afirma Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce alimentar do Grupo Pão de Açúcar, que compreende as marcas Pão de Açúcar, Extra e a plataforma de vinhos Pão de Açúcar Adega. O executivo conta, ainda, que os tickets do e-commerce estão maiores. “Observamos os tickets muito altos, ticket médio cinco vezes maior do que o de loja. No e-commerce, a frequência de compra é alta e com tickets extremamente altos”, reforça.

Outra operação de e-commerce alimentar que está apresentando bons resultados durante a pandemia do novo coronavírus é a do Carrefour. “Com a Covid-19, o nosso e-commerce food literalmente mudou de patamar. Tivemos um crescimento de um pouco mais de três vezes do pré-Covid para a Covid. Aumentamos cerca de três vezes o nosso volume”, revela Luiz Escobar, head de e-commerce do Carrefour Brasil.

Não são apenas as grandes redes de supermercados que registraram altas nas vendas do e-commerce alimentar, as plataformas de supermercado online, como Supermercado Now e Zipp, também notaram esse aumento. O Zipp, que vinha crescendo cerca de 15% ao mês no ano passado, mais do que dobrou o faturamento em março — mês de início da quarentena no Brasil — na comparação com fevereiro. “Em abril dobramos de novo o faturamento de março e em maio continuamos crescendo também. Não dobramos, mas tivemos um crescimento de mais ou menos 30%. De fevereiro para hoje, quintuplicamos o faturamento da empresa”, indica Adrian Tsallis, sócio do Zipp.


Fonte: Food Innovation

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>