Tecnologia
01/07/2020 17:07 - E-Commerce brasileiro cresce 75% no mês de maio
A pesquisa realizada pelo Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais do varejo, em todos os tipos de pagamento (incluindo dinheiro e cheque), avaliou que as vendas pelo e-commerce cresceram 75% no mês de maio, assim como a média de crescimento dos últimos três meses (março, abril e maio) foi de mais de 48%. Ambos acima do registrado no primeiro trimestre, que foi de 14%.
Todos os dados foram comparados com o mesmo período do ano passado e destacam uma mudança mais ampla para o digital, na forma como se trabalha, mora ou consome ultimamente.
"O crescimento do comércio eletrônico está muito atrelado ao novo comportamento do consumidor, durante o período de distanciamento social. Ele está cada vez mais se afastando do dinheiro e optando por pagamentos digitais e sem contato, o que aumentou as vendas on-line. Além disso, a distribuição do auxílio emergencial pelo governo também contribuiu para esse resultado, explica Cesar Fukushima, diretor de análise avançada da Mastercard no Brasil.
O cenário do varejo
Apesar da mudança de comportamento que vem ocorrendo nos hábitos das pessoas, por conta da pandemia, o Mastercard SpendingPulse registrou também que o volume total de vendas no varejo brasileiro (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho) diminuiu quase 3% em relação ao mês de maio de 2019. A média dos últimos três meses foi de -10% em relação ao ano passado.
Mesmo assim, dois setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: o de supermercado (16%) e de artigos de uso pessoal e doméstico (5%). Já os setores de vestuários, móveis e eletrodomésticos, combustíveis e artigos farmacêuticos tiveram baixo desempenho.
Dentro dessas diminuições, mesmo assim as regiões Sul (0,4%) e Sudeste (-2%) foram as que mais se sobressaíram, com crescimentos acima da média, enquanto o Norte ( -6%), Nordeste (-5%) e Centro Oeste (- 9%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Fonte: Super Varejo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop