Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/06/2020 15:50 - Estudo aponta mudança na hora de ir às compras

A pandemia do coronavírus pode deixar de herança novos hábitos de consumo. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou, por exemplo, que os brasileiros aumentaram suas compras on-line e devem continuar com esses hábitos após a pandemia. Por outro lado, na região, bastou as lojas físicas abrirem para muita gente ir às compras. Especialistas alertam sobre essas mudanças e dão dicas para o consumidor não se prejudicar.


Segundo o estudo, 61% dos clientes que compraram on-line durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. Em 46% dos casos, esse aumento foi superior a 50%. O grande destaque foi a compra de alimentos e bebidas para consumo imediato (por delivery), que cresceu para 79% dos entrevistados. Os dados são nacionais; o estudo não tem dados da Baixada Santista. Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, acredita que, inevitavelmente o e-commerce vai sair mais fortalecido da pandemia.


No entanto, ele não crê que por aqui essa alta vá continuar. "Que vai sair um pouco mais fortalecido, vai. Mas não no nível que está hoje. Todo mundo gosta de comprar e ver o produto, experimentar. Por isso, até acho que se deva encontrar outra forma de flexibilizar as vendas. Não pode experimentar na loja, mas mulher gosta de provar sapato, por exemplo. Vai ir e voltar várias vezes para provar em casa? Qual a diferença de se expor ao risco?", questiona.


MAIS CUIDADOS


Frente a esse novo cenário que pode perdurar, especialistas dão orientações de que cuidados esse novo perfil de consumidor precisará ter nesse tempo de flexibilização do comércio e após a pandemia. O advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Igor Marchetti, conta que é preciso que o consumidor tenha responsabilidade financeira. "Para avaliar se esse consumo é realmente necessário neste momento. A economia tende a se retrair e que a situação financeira das famílias está em situação bem instável, portanto recomenda-se o consumo sustentável".

 

O profissional também espera que os consumidores passem a considerar esse momento difícil como um parâmetro para que suas escolhas sejam direcionadas a empresas que colaboraram com as condições de saúde e respeito com a vida das pessoas - opinião parecida com a do mestre em Direito do Consumidor e coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma. "Talvez tenhamos alguma coisa parecida com o que a gente viu em relação aos grandes fornecedores que investiram fortemente na questão ambiental, anos atrás. Muitos consumidores pautaram sua escolha por conta desses valores. Talvez agora a gente tenha a escolha do cliente, pelas lojas que seguem o protocolo sanitário, as regras de higiene", diz.

 

Fonte: A Tribuna

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>