Tecnologia
10/06/2020 15:29 - Compras on-line cresceram mais de 20%
Desde que as cidades brasileiras adotaram medidas de distanciamento social no combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), muitas são as empresas que encontraram no e-commerce a saída para amenizar as perdas causadas pela pandemia.
Pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) com a empresa Konduto mostra que as compras on-line cresceram mais de 20% entre meados de março e o início do mês de maio. Já o tíquete médio avançou quase 8% no mesmo período.
Ao todo, foram analisados mais de 45 milhões de pedidos feitos em 4 mil lojas virtuais de diferentes setores como artigos esportivos, autopeças, importados, bebidas, bijuterias e acessórios, brinquedos e jogos, calçados, cosméticos, eletrodomésticos, eletrônicos, farmácia, livraria, moda, móveis e decoração, ótica e supermercados.
De maneira geral, a entidade avalia que, desde a chegada do vírus ao Brasil e o início das medidas de distanciamento social, as vendas on-line já atingiram um novo patamar.
E, embora com o passar do tempo as vendas já comecem a desacelerar, a média de pedidos por dia continua superior ao período antes da quarentena.
Ainda conforme a ABComm, a maioria dos setores analisados registrou queda considerável assim que as operações físicas foram suspensas, mas muitos segmentos reagiram – como moda e calçados, por exemplo. E o e-commerce dos chamados produtos essenciais, como os de farmácias e supermercados, e artigos esportivos, têm registrado períodos seguidos de alta.
Na avaliação do coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Elizeu Barroso Alves, não há dúvidas que, desde a chegada da doença ao País, o comércio eletrônico nacional ganhou um protagonismo nunca visto anteriormente e essa pujança deverá permanecer até mesmo no período pós-pandemia.
“Já há pesquisas de comportamento do consumidor indicando que as pessoas pretendem continuar comprando on-line mesmo após a flexibilização das medidas de distanciamento social. Ou seja, é hora de as empresas conhecerem melhor os clientes, traçarem perfis, acompanhá-los, demonstrarem a comodidade da compra pela internet e fazerem com que as pessoas se sintam parte do negócio”, orientou.
Para o professor, os impactos do Covid-19 foram percebidos também na antecipação de decisões estratégicas e empresariais. O movimento do comércio para a integração do mundo físico ao virtual mudou alguns negócios e muitos empresários tiveram que se reorganizar.
“Transportadoras que tinham como foco grandes cargas, por exemplo, passaram a se envolver com entrega de pequenos volumes, devido ao novo fluxo digital. É uma questão de oportunidade e reorganização”, completou.
Em termos de setores, a pesquisa da ABComm revelou que a maior variação de pedidos por dia entre março e maio ocorreu no setor de calçados, com alta de 99,44%. Logo em seguida veio o segmento de eletrodomésticos, com incremento de 49,29% e bebidas com aumento de 44,64%. Ainda tiveram aumentos expressivos: artigos esportivos (42,94%), supermercados (38,92%), livraria (33,65%) e móveis (30,65%).
Na outra ponta, brinquedos registrou queda de 20,90%, eletrônicos de 16,02%, bazar de 6,39% e cosméticos de 1,04%.
Fonte: Diário do Comércio
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop