Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

07/04/2020 11:01 - Dobra número de novos clientes no e-commerce de alimentos

O número de novos consumidores no e-commerce de supermercados brasileiros praticamente dobrou após os início da quarentena para conter o avanço do novo coronavírus, segundo dados da Ebit|Nielsen.

Segundo relatório da empresa, a número de estreantes em compras online de supermercados cresceu 96% entre os dias 19 e 25 de março, na comparação com a semana anterior. Entre todos os setores o crescimento de novos consumidores no e-commerce foi de 12%. “A opção da compra online aparece de maneira geral para todos os perfis e, por isso, tem um aumento tão expressivo de novos consumidores e um ganho de penetração em segmentos que, tradicionalmente, não teriam tanto interesse na compra online. Claramente, a situação tem sido um acelerador para novos consumidores fazer uma primeira prova e conhecer o canal em produtos que normalmente compravam nas lojas físicas”, disse Roberto Butragueño, diretor de atendimento ao varejo e e-commerce da Nielsen Brasil.

Os dados mostram que houve um aumento expressivo nas vendas de produtos de giro rápido. Itens da cesta básica, por exemplo, cresceram 165%, seguidos por frios, 106%, hortifrutigranjeiros, 93%, carnes, 59%, e padaria 52%.

Segundo Butragueño, a Covid-19 pode acelerar uma mudança de comportamento dos consumidores. “É importante ponderar, no entanto, que o crescimento de categorias de giro rápido porém não compensa a retração de categorias mais importantes para o ecommerce como, por exemplo, eletrônicos.”

O setor de presentes também comemora um acréscimo de novos consumidores. O site Giuliana Flores, um dos maiores do segmento de flores e presentes online, afirma que o consumo dobrou desde o início da quarentena e que de todas as compras, 40% eram novos consumidores.

“Tem dia que está batendo 130% a mais na comparação de um dia normal. Estamos correndo igual a um maluco e trabalhando com número reduzido de funcionários”, diz Clóvis Souza, fundador do Giuliana Flores.

O relatório semanal da Ebit|Nielsen aponta, no entanto, que categorias maiores como eletrodoméstico e Casa&Decoração impulsionaram a baixa do total de compras online em 16,4% neste período.

Ainda assim, diz Butragueño, foi observado em outros países, que estão lidando com a pandemia há mais tempo, que o mercado tende a se estabilizar depois de um tempo, mas com crescimentos expressivos nas compras online.

“O que temos observado em outros países que tiveram o impacto do COVID-19 antes do Brasil é um crescimento muito acelerado na primeira semana da quarentena e nas seguintes uma desaceleração devido aos problemas logísticos com o aumento de volume de pedidos, e depois uma estabilização, mas com crescimentos bem expressivos das compras online”, afirma Butragueño.

Segundo ele, o crescimento de novos consumidores no e-commerce é constante e observada mês a mês. “Vemos que as pessoas se sentem mais confortáveis em fazer suas compras no ambiente online. Isso não é de hoje, esse fenômeno do aumento das compras de produtos de giro rápido vem desde os últimos anos.”

As empresas também têm oferecido a opção de frete grátis. O levantamento da Ebit|Nielsen mostra que mais de 70% do catálogo de Moda&Acessórios na semana passada teve oferta de entrega sem custo.

O aumento do número de pedidos, no entanto, aumentou o prazo médio de entrega. No começo de março era de 12 dias, já subiu para 19 dias. A categoria de Alimentos e bebidas aumentou em 4 vezes o tempo de entrega média. “O aumento do tempo do frete foi uma opção dos lojistas para atender o aumento da demanda. É uma resposta natural”, diz Butragueño. 

 

Fonte: Distribuição 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>