Tecnologia
04/03/2020 10:46 - Inclusão financeira e digital é um dos maiores desafios de crescimento do varejo online
O cenário econômico brasileiro dos últimos anos tem feito a inadimplência crescer no Brasil e, consequentemente, a aprovação do crédito se torna mais restrita tentando minimizar esse risco. A parcela da população que acaba sentindo mais este efeito, principalmente na rede bancária tradicional, são as classes C, D e E. Um grupo que, no Brasil, representa 85,6% da população, de acordo com a FGV Social. Diante disso, o varejo online, que normalmente apoia todas as suas vendas no cartão de crédito acaba se deparando com essa barreira densa em sua trajetória de crescimento.
Além disso, para quem tem sua operação restrita a aplicativos para dispositivos móveis, como serviços de transporte e entregas de restaurantes, se depara com uma segunda barreira, a baixa inclusão digital, principalmente nas classes D e E. Por exemplo, de acordo com o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 49% da população tem acesso à internet. Para um país de dimensões continentais como o nosso, esse percentual representa muita gente, cerca de 102,1 milhões de pessoas. No entanto, pouco mais da metade da população ainda não está conectada, o que representa outra centena de milhão de brasileiros. São muitas oportunidades num grupo no qual serviços digitais não têm como penetrar.
Em busca de uma solução para o varejo
Não é novidade que a inclusão financeira e digital se tornou um indicador importante para a ECONOMIA de um país e, para alguns, como é o caso da realidade da população brasileira, um grande desafio. Por isso, o tema é obrigatório em discussões sobre caminhos para o crescimento do varejo no futuro e é parte importante do 2° Super Fórum, que acontece no dia 5 de março, em São Paulo e reunirá cerca de mil empresários e executivos tomadores de decisão do varejo alimentar e de bens não duráveis em torno do tema.
Para Renato Meireles, Presidente do Instituto Locomotiva e que será um dos palestrantes do Super Fórum, as classes mais baixas, principalmente a C, são a saída para a crise. “Sempre foi assim, desde o plano Real e com a inflação sob controle, foi a classe C quem deu as cartas e a tendência é que seja ela quem continue dando. A Classe C é a protagonista na grande maioria dos segmentos de negócios no Brasil”.
Também trará o tema ao palco do Super Fórum o Empreendedor no segmento, fundador do Gestão 4.0, Kanui e ex-CEO da Rappi Brasil, Bruno Nardon, levando a discussão para a gestão 4.0 e a digitalização do consumo. “Apesar do varejo digital crescer a cada ano no Brasil, a penetração do e-commerce como opção de compra ainda é muito baixa, apenas 6% da população utiliza o canal”, destaca.”
Cartão private label mostra dependência do crédito em outras fontes
Com a dificuldade de acesso ao crédito e encontrando a rede bancária de portas fechadas, a situação econômica do país empurra o consumidor das classes mais baixas para outros formatos de crédito, como o cartão próprio das lojas. Este é um fenômeno que pode ser comprovado observando os resultados da DMCard que, exatamente por estar atenta às mudanças rápidas do comportamento do consumidor, é quem promove a realização do Super Fórum.
Em 2019, as vendas nos cartões private label administrados pela DMCard cresceram 36%, com R$ 2,4 bilhões em compras nas redes de Supermercados parceiras da administradora (segmento em que atua). Um número que se destaca quando comparado aos indicadores econômicos do setor supermercadista em geral, crescendo timidamente apenas 3,8% (de acordo com a ABRAS) e 0,7% (no monitoramento do IBGE).
“Os números comprovam que há uma busca crescente e maior dependência desse formato de crédito para se conseguir manter o consumo básico de abastecimento do lar”, conta Denis César Correia, Presidente da DMCard. “Contudo, acabam deixando de lado o que for considerado supérfluo, o que colabora para barrar o crescimento do varejo em geral”, conclui.
Sobre o Super Fórum 2020 e a DMCard
O Super Fórum é um evento bianual realizado pela DMCard com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do setor supermercadista brasileiro. Já em sua primeira edição, realizada em 2018, o encontro consolidou-se como o maior radar de tendências e tecnologias do varejo alimentar e de bens não duráveis no Brasil.
Representantes do primeiro escalão da DMCard monitoram os caminhos pelos quais o varejo internacional segue para, então, convidar os maiores pensadores brasileiros sobre o tema e criarem um agenda de palestras totalmente focada na realidade do país. Assim como na primeira edição, os executivos da empresa estiveram em Nova York, na NRF 2020 (Retail’s Big Show) que é o maior evento do varejo mundial.
Por lá, fizeram a curadoria de todas as novas tendências e tecnologias aplicáveis varejo alimentar e de bens não duráveis, além dos possíveis caminhos para o desenvolvimento e crescimento desse setor. Com isso, o Super Fórum se tornou o único grande evento do varejo brasileiro que conta com conteúdo pós-NRF dentro de sua programação.
Além de ter a apresentação pós-NRF, que é a única do Brasil customizada para este setor, o Super Fórum conta com uma agenda intensa que cobre todas as áreas que refletem nos resultados do varejo, como novas tecnologias, tendências futuras de comportamento de consumo e análise do cenário econômico e político.
A DMCard é uma administradora de cartões de crédito que viabiliza a redes de Supermercados a possibilidade de oferecerem aos seus consumidores um cartão de marca própria que, além de aumentar as vendas, fideliza seus clientes.
Hoje, conta com uma completa e integrada estrutura de administração e processamento de operações, e atua em diversas regiões do Brasil. A empresa já ultrapassou a marca de 3 milhões de cartões emitidos para mais de 360 redes e 2.300 lojas.
Com nota alta em qualidade de serviço, a DMCard é uma das únicas empresas de cartões que possui o selo RA1000, garantindo o compromisso da marca em oferecer o melhor atendimento para seus parceiros e clientes.
Serviço
2° Super Fórum
Data: 5 de março de 2020 (quinta-feira)
Horário: Das 8h às 18h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo / SP
Informações e inscrições: www.segundosuperforum.com.br
Fonte: Folha da Terra
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop