Tecnologia
15/01/2020 16:40 - Vendas online de FMCG crescem sete vezes mais rápido do que outros canais
As vendas de produtos de consumo massivo (FMCG) via comércio eletrônico cresceram sete vezes mais rápido do que o mercado total entre julho de 2018 e junho de 2019. De acordo com estudo global da Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria, o Brasil registrou 30,9% de aumento nas vendas online neste período, enquanto o mercado total de FMCG no País teve alta de apenas 5,6%.
Crescimento do valor FMCG |
||
País |
Crescimento total do valor de FMCG (online e offline) |
Crescimento do valor de FMCG online |
Brasil |
5.6% |
30.9% |
China continental |
5.0% |
36.1% |
México |
4.7% |
43.5% |
Reino Unido |
2.4% |
5.9% |
Taiwan |
2.2% |
22.0% |
Coreia do Sul |
1.6% |
13.1% |
Espanha |
1.3% |
6.4% |
França |
1.2% |
6.0% |
Tailândia |
0.8% |
43.2% |
Colômbia |
0.0% |
53.5% |
Malásia |
-2.3% |
23.3% |
Apesar de o Brasil ainda não estar neste patamar, os números mostram que o comportamento do brasileiro está mudando gradativamente. Isto porque é o quinto com maior crescimento nas vendas, apesar de ser onde as compras dessas categorias via e-commerce têm a menor participação de mercado (0,1%).
O levantamento apontou ainda que as economias asiáticas continuam a ser líderes neste segmento. A Coreia do Sul está no topom com participação de mercado de 20,3%, seguida pela China continental (15,2%) e Taiwan (8,7%). Na Europa Ocidental, o Reino Unido lidera com 7,6%, seguido pela França, 6,2%. Na América Latina, o cenário mais tímido é parecido, tendo Colômbia (0,3%) e México (0,2%) à frente do Brasil.
Valor de vendas de FMCG Online % do total de vendas de FMCG |
||
Share em valor do E-commerce (%) |
Julho 2017 a junho 2018 |
Julho 2018 a junho 2019 |
Coréia do Sul |
18.2% |
20.3% |
China Continental |
11.8% |
15.2% |
Taiwan |
7.3% |
8.7% |
Reino Unido |
7.4% |
7.6% |
França |
5.9% |
6.2% |
Espanha |
2.3% |
2.4% |
Malásia |
1.6% |
2.0% |
Tailândia |
1.2% |
1.6% |
Colômbia |
0.2% |
0.3% |
México |
0.1% |
0.1% |
Brasil |
0.1% |
0.1% |
Fonte: Worldpanel FMCG Panel, Kantar, julho de 2018 a junho de 2019
“Esperamos que até 2025 as compras de supermercado online dobrem, o que significa que 10% das vendas globais de bens de consumo serão feitas em comércio eletrônico. No Brasil, esta estimativa é de 3%”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
Na Ásia, o online deverá ser o principal canal até 2025. As vendas deverão representar quase um terço da aquisição de produtos de consumo em massa na China continental no intervalo de cinco anos e um quarto na Coréia do Sul. Na França e no Reino Unido, o comércio eletrônico deve representar pouco menos de 10% dessas transações.
Prognóstico |
|
Share do valor de E-commerce (%) |
Prognóstico 2025 |
China continental |
31% |
Coréia do Sul |
24% |
Reino Unido |
9% |
França |
8% |
Brasil |
3% |
México |
3% |
Fonte: Painel FMCG do Worldpanel, Kantar
|
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria, e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham nela contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop