Tecnologia
21/11/2019 12:18 - Serviço de ‘clique e retire’ de lojas reduz custo da compra online
Comprar pela internet é ótimo até o produto demorar dias, semanas para chegar e, quando chega, você não está em casa e o condomínio não aceita receber mercadorias. Uma saída viável é o sistema “clique e retire”: o consumidor compra online e escolhe um ponto fixo mais perto de casa para retirar o pedido. Dependendo da empresa, pode ser uma loja da rede, uma agência dos Correios ou um locker. Varejo de roupas, eletroeletrônico, construção, decoração, farmácias, joalheria e até supermercados oferecem o serviço no Grande Rio. No final das contas, sem a taxa de entrega, o custo fica menor.
O “clique e retire”, além evitar os problemas de entrega e ser uma opção econômica, é uma alternativa para quem mora em local de difícil acesso e uma opção para o turista que está de passagem na cidade sem tempo para esperar uma entrega tradicional do comércio digital. Lojas também permitem que o cliente, quando for retirar o pedido, teste ou prove o produto antes de levar para casa.
Para os lojistas é uma oportunidade de oferecer outros artigos que o consumidor não viu no site. O consultor e especialista em varejo Marco Quintarelli afirma que a modalidade vai demorar para alcançar todos os setores do varejo e se espalhar pela maioria das empresas com venda online, mas garante que o "clique e retire" é uma tendência:
— É, principalmente, devido a problemas de logística de entrega para situações de localização de risco ou entrega difícil. É bastante seguro e cômodo para todos que tiverem este tipo de limitação — diz Quintarelli, do grupo Azo.
Um setor que começa a despertar para o “clique e retire” é o supermercado. Alimentos perecíveis ainda são um desafio. O Carrefour, por exemplo, criou uma subcategoria do serviço para produtos alimentícios. O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, porém, prevê uma expansão da modalidade nas redes fluminenses.
— Ainda não virou tendência no varejo supermercadista carioca, mas vemos que, aos poucos, cada vez mais lojas estarão procurando maneiras de entrar nesse fluxo tecnológico. Os supermercados estão vivendo a mudança de comportamento dos consumidores no dia a dia — analisa Queiroz.
A tendência de que fala Quintareli e Queiroz já é regra na rotina de Vivian Cruz, uma das caçadoras de ofertas da plataforma Qual Oferta, dos jornais O GLOBO, Extra e Expresso. A consultora resiste em pagar por frete e, com o serviço de "clique e retire", economiza. Numa promoção relâmpago de um mixer a R$ 29,90 (o preço original era R$ 79,90), ela pagaria R$ 25 pela entrega na residência.
- Não corro o risco de a mercadoria não ser entregue. Muitas transportadoras não marcam um horário e muitas vezes o cliente aguarda e ninguém aparece. Além disso, você economiza. A vantagem é dupla - diz ela.
A maioria das lojas que oferecem o serviço segue o mesmo roteiro. O cliente fecha a compra no site, escolhe o clique e retire como opção de entrega. Logo após a confirmação do pagamento, o consumidor recebe um aviso por e-mail ou SMS. Para pegar os produtos, o comprador deve levar um documento com foto. Em quase todas as lojas, terceiros podem substituir o titular, desde que estejam com documentos. É sempre bom ficar alerta a prazos de retirada. Veja como funciona em cada rede.
Renner — A rede envia um e-mail com a confirmação de que o pedido está disponível para retirada na loja escolhida. O cliente deve apresentar um documento original com foto e o número do pedido. Outra pessoa pode retirar, mas deve levar documentos originais de ambos com foto e o número do pedido. O comprador tem dez dias para retirar as mercadorias, contados a partir do recebimento do e-mail com a confirmação de retirada. Após esse período, o pedido retornará ao centro de distribuição da Renner. Em caso de desistência ou reenvio, o cliente deve entrar contato com a central de atendimento da rede.
Ponto Frio, Casas Bahia, Extra e Pão de Açúcar — As empresas utilizam o mesmo sistema: o “Retira rápido”. As regras são as mesmas, apenas uma parte dos locais de entrega é diferente. Após fechar o pedido, o cliente vai receber e-mail ou SMS de liberação antes de ir à loja. As redes informam que a retirada é a partir de duas horas após a aprovação de pagamento. Dependendo do local escolhido, as exigências mudam. Na loja, o cliente precisa ir ao caixa e apresentar o cartão de crédito que comprou. É bom levar um documento com foto. O prazo para retirada é de cinco dias corridos. Se a retirada for nos Correios, deve-se levar um documento com foto até sete dias corridos após a compra. No caso de retirada no locker (um armário com cofres), um código de abertura será enviado por SMS ou e-mail para o cliente, que terá três dias úteis de prazo. No caso de retirada por terceiros, é necessário apresentar um termo de autorização assinado e o documento de identificação oficial, de ambos, com foto. Se o cliente utilizou cartão de crédito na compra, é necessário apresentá-lo.
Centauro — O consumidor receberá um e-mail, depois da confirmação de pagamento, com a informação de quando poderá retirar o pedido da loja. Um outro e-mail será enviado confirmando a chegada do artigo comprado. Só após esse aviso, o cliente deverá ir à loja com documento com foto e pegar o produto. O prazo é de até sete dias corridos para retirar o pedido.
Casa & Vídeo — As regras são, basicamente, as mesmas. Todos os produtos das lojas podem ser comprados pelo sistema de “clique e retire”. O pedido fica disponível até dez dias corridos, a contar da data de recebimento do e-mail de disponibilidade da retirada. O cancelamento pode ser feito em até sete dias corridos e deve ser realizado na loja.
Tok & Stok — A loja de decoração também avisa sobre retirada por e-mail e informa que o prazo limite é de dez dias. A empresa alerta sobre as dimensões do produto. O consumidor precisa certifique-se de que as medidas estão adequadas ao meio de transporte, elevadores, portas e corredores da casa e do prédio onde o consumidor mora.
Carrefour — A rede oferece um serviço para produtos não alimentícios e outro para os alimentícios. Os itens disponíveis são sinalizados pelo selo ''Click & Retire''. Segundo a rede de supermercados, a modalidade não está disponível para produtos vendidos por parceiros comerciais do site (marketplace) e está sujeita à disponibilidade de estoque. O cliente pode escolher entre a loja Carrefour ou ponto de terceiros. Assim que o pedido estiver disponível no ponto de retirada escolhido, o consumidor recebe um e-mail de confirmação com as instruções. Na loja, deve-se procurar o setor ''Click & Retire'' munido de documento com foto e o CPF ou número do pedido. No caso de ponto de terceiros, o consumidor terá que levar, além dos documentos citados, a senha enviada por SMS. O pedido ficará disponível por no máximo de sete dias, a contar da data de recebimento do e-mail que autoriza a retirada. No caso da modalidade ''Click & Retire alimentar', o cliente pode comprar produtos da categoria Mercado, comercializados diretamente pelo site, e deve observar regras específicas. O prazo, por exemplo, é diferente. O pedido ficará disponível na loja por no máximo de um dia para compras com frutas, legumes e verduras e de dois dias corridos para os outros produtos de Mercado, a contar da data de recebimento do e-mail que autoriza a retirada.
Vivara — A empresa oferece o serviço "retirada em loja”. No caso da joalheria, somente o cliente que realizou a compra online poderá retirar os produtos, mediante apresentação de documento de identificação com foto e o cartão de crédito usado durante a compra, além do número do pedido. O prazo para ir à loja é de até 30 dias da data de retirada informada pelo e-mail enviado. Depois desse período, o pedido é cancelado, com o estorno do valor da compra.
Cantão — A loja de roupa feminina só permite retirada em lojas do Rio de Janeiro e Niterói. O prazo para disponibilizar o pedido é de quatro dias, e o de retirada é de sete dias.
C&A — Pedidos feitos até as 15h podem ser retirados no mesmo dia, mas o cliente deve esperar um e-mail da rede confirmando. Se o titular da compra não puder ir pessoalmente buscar o pedido, o cliente deverá ligar para o SAC da C&A e solicitar a autorização de retirada por terceiros. O consumidor pode experimentar as roupas e acessórios no ato da retirada e, se desejar, fazer uma troca.
Leroy Merlin — A loja de materiais de construção e objetos de decoração envia um e-mail com a confirmação do pagamento, prazos e local de retirada. Para pegar a mercadoria, o consumidor deve levar o número do pedido e um documento com foto. O prazo é de até 48 horas após os produtos serem disponibilizados pela loja. Outra pessoa poderá retirar desde que apresente documento com foto e uma autorização devidamente preenchida (site da empresa disponibiliza um modelo) com a cópia do documento de identidade do titular da compra.
Fonte: Extra - Rio de Janeiro
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop