Tecnologia
14/10/2019 12:06 - Brasileiro economiza para gastar mais de R$ 1 mil na Black Friday, diz Google
Uma pesquisa do Google sobre a intenção de compra para a BlackFriday deste ano – que acontece no fim de novembro – é um retrato do comportamento dos brasileiros. De acordo com a empresa, a intenção de consumo na data promocional aumentou 58% em relação a 2018, e a média de gasto por consumidor deve ser de R$ 1.330.
Para ter dinheiro para gastar na Black Friday, os brasileiros estão se preparando e tentando organizar sua vida financeira. Aumentou o número de buscas de termos como “planilhas para organizar meu dinheiro” e “como se planejar financeiramente”. Também há um boom de visualizações em canais de educadores financeiros e especialistas em planejamento de finanças pessoais no YouTube.
Boa notícia? Não, na avaliação de Aline Prado, analista de consumo e comportamento do Google. “A educação financeira no Brasil chega com a necessidade de consumo. Novembro é o mês do consumo e, assim, outubro se torna o mês do planejamento financeiro. O abismo entre a realidade e os desejos vão demandar mais planejamento e produtos financeiros”, afirmou Aline, durante evento em São Paulo.
“É uma organização que não tem muito a ver com o estar preparado para se educar financeiramente, mas sim pela vontade de consumir”, disse ao InfoMoney.
Para a executiva, ao procurar organizar suas finanças, a maioria dos brasileiro não busca uma mudança de mentalidade que melhore sua saúde financeira, mas sim poder comprar sem se complicar financeiramente.
Desejo e realidade
Aline chama atenção para a disparidade entre recursos disponíveis para consumir- já que o endividamento das famílias é grande – e o desejo de participar da BlackFriday e conseguir as melhores promoções.
Para ela, uma melhora nas finanças faz com que o consumidor se sinta mais preparado e apto para consumir, ainda que o sentimento de pertencimento, principalmente durante um evento de magnitude mundial, seja importante.
“De alguma maneira, sim, a melhoria nas finanças faz com que a pessoa se sinta parte do evento, mas principalmente prepara o consumidor para o evento”, conclui.
Comportamento de consumo é sazonal
De acordo com estudo, as buscas na internet ligadas ao planejamento financeiro crescem a partir de junho e chegam no pico no mês de outubro, antes da Black Friday.
Desde a implementação da data pelo varejo nacional, é a partir de setembro que a intenção de consumo sobe dois pontos percentuais por mês até o fim do ano e as buscas por vídeos de educadores financeiros ou cursos sobre o assunto disparam.
Aline afirma que os fatores que aumentam essa busca no segundo semestre por consumo são variados, entre eles aumento de renda e maior circulação de dinheiro.
A renda aumenta cerca de 1% a cada mês a partir de setembro, segundo a pesquisa. Com a temporada de fim de ano chegando, há mais vagas de emprego – majoritariamente vagas temporárias por conta do grande fluxo no comércio – e, historicamente, uma maior oferta de crédito, além da chegada do décimo terceiro salário, que coloca mais dinheiro em circulação e fomenta o consumo.
Fonte: Info Money
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop