Tecnologia
26/05/2009 10:22 - Sustentabilidade impulsiona Dell e IBM
A questão da sustentabilidade voltou ao topo das prioridades das grandes empresas de tecnologia da informação (TI), como IBM e Dell, que, em tempos de crise, estão adequando seus projetos e suas soluções para atender às novas demandas de seus clientes, resumidas em um único termo: redução de custos. A IBM conduziu uma pesquisa, no primeiro trimestre deste ano, para entender o potencial deste mercado e detectou que 66% das empresas brasileiras já implantaram alguma solução de TI 'verde' em seu negócio, o que significa que há dois grandes mercados a serem explorados: o das empresas que já perceberam a importância da tecnologia na sustentabilidade e o daquelas que ainda não conhecem esse universo.
Luiz Bozi, diretor de Pequenas e Médias Empresas da IBM Brasil, que esteve à frente da pesquisa, explica que o levantamento tinha por objetivo entender como as cerca de 100 empresas entrevistadas no País estavam lidando com a questão da sustentabilidade. "Com os resultados, poderemos direcionar os produtos e serviços que a IBM tem para atender às necessidades que os clientes apresentaram", explicou o executivo.
A Alog Data Centers do Brasil, especializada em hospedagem de dados (hosting), é uma das que investiram cerca de R$ 5 milhões na solução de hardware Blade da IBM, que proporcionou redução de 65% no consumo de energia da companhia - economia mensal média de R$ 250 mil. "TI verde significa cortar desperdícios, e é isso que estamos fazendo", explicou Antônio Carlos Pina, diretor de Tecnologia da Alog.
De acordo com o executivo, a solução Blade funciona como uma caixa, que contém diversas lâminas na parte interna, para substituir as placas de rede de um computador. "Cada uma dessas lâminas representa um computador completo. Ganhamos espaço e economizamos energia", explica Pina. Ele conta que a operação foi concluída por completo no Rio de Janeiro e que está na fase final na unidade de São Paulo, onde cerca de 70% da implantação está finalizada. "Nossa expectativa é de uma economia em torno de 60% em São Paulo. Mas o retorno total do projeto deve vir depois de 18 meses", disse.
Segundo Pina, a Alog deve lançar, até o último trimestre deste ano, a solução Cloud Computing Compartilhado, na qual investiu cerca de R$ 2 milhões, para poder inserir projetos que se comportem bem em ambientes virtualizados. O executivo explica que a novidade pode trazer economia à execução de projetos tanto para a Alog quanto para seus clientes. "Se eu tenho um cliente do comércio eletrônico [e-commerce], certamente ele vai precisar de uma capacidade de servidor maior na época do Natal, com o aumento da demanda. Com essa nova solução, eu posso entregar essa capacidade ao meu cliente apenas nesse período. Ou seja, o cliente paga pelo serviço apenas nesses dias e depois volta ao que era antes", argumentou.
A Alog encerrou 2008 com um faturamento de R$ 63,24 milhões, um aumento de 30% em relação a 2007, e tem a expectativa de fechar este ano com receita de R$ 85 milhões, cerca de 35% a mais do que em 2008. Com dois data centers, a companhia conquistou, respectivamente, 79 e 164 novos clientes no Rio de Janeiro e em São Paulo durante o ano passado, impulsionada pelos segmentos varejista e de tecnologia.
A OnlineBrasil, empresa especializada em TI, investiu cerca de R$ 1 milhão na mesma tecnologia Blade, da IBM, impulsionada pela entrada de um grande cliente em sua carteira. "O consumo de energia é o que mais onera na locação de um espaço de data center, por isso buscamos uma redução nesse sentido", disse Ezequias Sena, diretor comercial da Online Brasil. "Além disso, consegui otimizar nosso espaço, e hoje tenho 50% da infraestrutura que compramos livres", completou.
Dell
Junto da IBM, a gigante americana de tecnologia Dell é uma das empresas que têm mudado a sua maneira de fazer negócios, impulsionada pela explosão da necessidade de seus clientes de reduzir custos e de ser sustentável. Seguindo essa tendência, a companhia anunciou planos agressivos de reduzir ainda mais o consumo de energia de seus produtos. Tanto os computadores de mesa quanto os portáteis estão sendo reprojetados para consumirem, até 2010, até 25% menos energia em comparação aos sistemas oferecidos hoje.
Além disso, a companhia está produzindo embalagens de computadores sustentáveis, plano que resultará em uma economia de US$ 8 milhões, além de eliminar aproximadamente 9,7 mil toneladas de material de embalagem durante 4 anos.
Redução de custos e ações sustentáveis movimentam os negócios de gigantes de tecnologia, como IBM e Dell, que criam novas soluções para atender aos clientes. A IBM fez uma pesquisa no primeiro trimestre para entender o potencial desse mercado e apurou que 66% das empresas brasileiras já implantaram alguma solução de TI 'verde'. "Agora direcionaremos os produtos e serviços da IBM para atender às necessidades desses clientes", afirmou Luiz Bozi, diretor de Pequenas e Médias Empresas da IBM.
Já a Dell anunciou que os seus computadores de mesa e portáteis começam a ser reprojetados para consumir, até 2010, até 25% menos energia em comparação aos sistemas oferecidos hoje. Além disso, a companhia diz estar produzindo embalagens sustentáveis de computadores.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop