Tecnologia
02/10/2019 11:59 - Varejo online: idosos preferem comprar pelo app
A população brasileira está envelhecendo. Dados do IBGE estimam que nos próximos 20 anos mais de 88 milhões de brasileiros terão, no mínimo, 60 anos. No entanto, como essa mudança demográfica impactará o varejo online?
Foi pensando em responder a essa pergunta que a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) realizou uma pesquisa com consumidores dessa faixa etária.
De acordo com o estudo, 54% dos idosos entrevistados têm como principal fonte de renda a aposentadoria. 13% mantêm um emprego informal, enquanto 12% ainda trabalham com carteira assinada. Dos participantes, 41% eram da classe C. O número de pessoas da classe B era similar: 42%. Apenas 4% se declaram da classe A.
Como os idosos lidam com o varejo online e físico?
Os pesquisadores do SBVC perguntaram aos idosos quais aspectos do varejo físico mais os incomodava. O preço dos produtos foi mencionado por 63% dos idosos. A falta de empacotadores, ou funcionários para os auxiliarem, desagrada 54% dos entrevistados. Por fim, 26% disseram que não gostam da impaciência dos vendedores.
Apesar de essas perguntas terem sido realizadas usando os hipermercados como exemplo, é possível contextualizar as respostas para a realidade do varejo moveleiro. Afinal, 74% dos idosos ouvidos disseram que deixam de frequentar um comércio se o atendimento for ruim.
Quando questionados sobre as compras online, 76% dos idosos disseram que compraram pelo site ou pelo aplicativo da loja. 66%afirmam que compraram na loja e pediram para o produto ser entregue em casa. 47% disseram que compraram pelo telefone.
Assim, o estudo também mostra um crescimento no uso do Smartphone por essa faixa etária: 64% afirmaram que usaram esse tipo de equipamento para comprar — há dois anos, esse índice era de apenas 24%.
Os aplicativos também estão no gosto dos consumidores com idade superior a 60 anos: 35% compraram pelo app da marca. Em 2017, essa modalidade de compra foi lembrada por 12% dos entrevistados. Ao que tudo indica, os idosos estão deixando de visitar os sites das marcas, pois em 2017, 27% deles disseram que compraram no site. No ano passado, 21% disseram ter feito isso. Em 2019, apenas 17% compraram nessa modalidade de varejo online.
Fonte: eMóbile
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop