Tecnologia
04/09/2008 11:28 - Tecnologia identifica os vinhos raros
Cientistas franceses desenvolveram uma maneira de usar aceleradores de partículas para autenticar vinhos raros, anunciou uma das principais organizações francesas de pesquisa esta semana. O novo método testa a idade do vidro nas garrafas de vinho pela análise das emissões de raios-X surgidas quando as garrafas são colocadas sob feixes de íons produzidos por um acelerador de partículas, informou em comunicado o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França.
"Isso permite que a idade das garrafas e sua origem seja verificada, e que uma safra seja autenticada, mais ou menos da mesma maneira que pela assinatura de um mestre em uma obra-prima, e tudo isso sem abrir a garrafa e sem afetar seu conteúdo de maneira alguma", afirma o texto.
Ao comparar os resultados a um banco de dados que contém informações detalhadas sobre 80 garrafas da região de Bordeaux, do século 19 aos dias atuais, os testes podem ajudar a determinar a safra de muitos vinhos.
"A autenticação é possível devido à complexidade dos processos de produção de vidro, que evoluíram com o tempo, e à variedade de centros de produção, que dão a cada objeto uma 'assinatura' característica composta de muitos elementos", afirmou o CNRS.
Os aceleradores de partículas tomam uma partícula, como um elétron, e a aceleram até perto da velocidade da luz, promovendo uma colisão com um átomo e permitindo que os pesquisadores obtenham informações sobre seu funcionamento.
Os novos testes expandem os testes de radioatividade do vinho em si, que já são usados há algum tempo, mas por enquanto não são capazes de identificar vinhos de safra anterior a 1950.
O teste foi desenvolvido em colaboração com a Antique Wine Company, uma empresa de comércio de vinhos sediada em Londres.
veículo: Jornal do Commercio - RJ
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop