Tecnologia
02/09/2019 12:07 - Idosos estão cada dia mais conectados, diz pesquisa
Os idosos brasileiros estão usando cada vez mais a internet para pesquisar preços, mandar mensagens, fazer chamadas de voz e vídeo, compartilhar conteúdos e fazer compras online.
Entre os de 60 anos e mais, 58% deles possui acesso à internet nos smartphones. Somente 8% usam apenas o computador para acessar a rede. Os dados são resultado da nova pesquisa do TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), divulgada na última quarta-feira (28).
Em 2017, apenas 21% dos idosos diziam ter usado um computador. Nos últimos três meses, tinham usado a internet no celular 32% dos idosos. Em 2017, esse percentual era de 27% e em 2015, 13%.
Em números gerais, 93% dos domicílios brasileiros dispõem de celulares, ao passo que só há computadores portáteis em 27% e de mesa, em 19% dos lares. Embora o acesso à internet esteja disponível em 67% dos domicílios, apenas 39% possuem internet e computador.
Do total da população, 76% já utilizaram a internet. Na faixa de 60 anos ou mais, o número é de 34%. Entre os idosos conectados, 91% acessaram a rede pelo celular, 25% pelo computador de mesa, 24% pelo notebook e 10% pelos tablets.
Obstáculos
Segundo o estudo, para 72% dos idosos, a razão para não usarem a internet é a falta de habilidade com o computador. A falta de interesse para com a internet é a razão de não a terem utilizado para 67% dos idosos – a turma de 35 a 44 anos, enquanto 43% declararam não ver necessidade em utilizá-la.
Para 39%, o motivo da rejeição é a insegurança ou o temor de perderem a privacidade. Também nesse ponto, os idosos parecem ter mais confiança que faixas etárias menores. De 35 a 44 anos, 55% deram como razão esse temor para não usar a web. Entre os 45 e os 59 anos, 51% apresentaram esse argumento para não acessar a internet.
Hábitos
Mas o que os idosos fazem na internet? A compra online já seduz 28% dos que tem mais de 60 anos. Entre os que não tinham usado a internet para fazer compras nos últimos 12 meses, 83% disseram preferir o comércio tradicional, em que se pode ver o produto; 62% afirmaram não confiar nessa modalidade de venda; 59% temiam entregar suas informações pessoais e 57% declararam não ter interesse na prática.
Os idosos que utilizaram a internet para preencher formulários online, pagar taxas ou impostos somam 14%. Apenas 7% utilizaram a rede mundial de computadores para obter documentos pessoais, como RG, carteira de trabalho ou passaporte, contra percentuais de 25 a 27% nas faixas mais jovens.
Marina Yamanishi, 68 anos, utiliza a internet não somente no celular, mas no computador e na produção de jogos e trabalhos. Segundo ela, os mais jovens acreditam que os mais velhos têm mais dificuldade.
“Os jovens acham que a gente é alienado em informática e internet. Quando eu comecei a usar o celular, o computador e mostrei pra ele o que eu fazia, os jogos, ele ficou feliz e até comentou com os amigos, orgulhoso da avó!”, comenta.
Metodologia
A pesquisa TIC Domicílios foi realizada presencialmente em 23.508 domicílios em 350 municípios, entre outubro de 2018 a março de 2019.
Fonte: Consumidor Moderno
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop