Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

21/08/2019 11:18 - Pequeno varejo deve investir em e-commerce e inovação para enfrentar concorrência

 

O medo do consumidor brasileiro de utilizar a internet para fazer compras parece já fazer parte do passado. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento das vendas deste segmento chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, representando crescimento de 16% com relação a 2018. Mas ao mesmo tempo em que o e-commerce se fortalece, o ponto de venda físico também precisa da atenção dos empresários para fidelizar clientes, além de gerar experiências que são mais do que a relação de compra e venda.

 

E como empresas menores podem atender a esse público que está de olho em todos os canais? Para administrar tudo isso e enfrentar grandes concorrências, o pequeno varejo deve entender que a gestão do negócio não pode mais ser feita de maneira amadora. É o que afirma Reginaldo Stocco, especialista em gestão empresarial e CEO da VHSYS, startup de tecnologia que fornece ferramentas de gestão para pequenos e médios empresários.

 

“O varejo vive em constante mudança e os pequenos lojistas precisam abraçar o novo. O que enxergo em questão de venda é que logo não haverá mais distinção entre loja física e loja online, já que todas as plataformas do negócio deverão ser integradas para proporcionar uma comunicação assertiva e uma experiência única para o cliente. É o que chamamos de omnichannel, quando o consumidor não consegue distinguir entre o mundo online e offline”, diz.

 

Entretanto, os empresários devem tomar cuidado para não esquecer do ponto de venda (PDV). “O PDV será cada vez mais um grande espaço de experimentação para se transformar numa área especial para o cliente. Atendimento mais personalizado, design que estimula os sentidos, facilidade de acesso, tudo conta ponto neste novo conceito de loja física, que deve ser menor e mais rentável”, diz Stocco.

 

Integração

 

A integração de lojas físicas com marketplaces parece ser a bola da vez quando se pensa em grandes redes varejistas. Segundo Stocco, essa estratégia precisa chegar nos pequenos varejos também. “As lojas físicas devem funcionar como minicentros de distribuição. O modelo conhecido por comprar no site e retirar na loja deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, pois traz comodidade ao consumidor ao permitir a retirada de um produto em uma loja próxima da sua casa ou trabalho, em poucos dias e sem pagar frete. A opção de receber em casa continua válida”, explica.

 

Os pequenos empresários podem pensar que investir em integração é algo que envolve alto custo. Entretanto, diversas empresas já oferecem sistemas de gestão com planos a partir de R$ 62 mensais, que oferecem gestão completa e automatizada para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque e outros procedimentos burocráticos. No caso da VHSYS, os empresários também podem integrar suas lojas com diversos marketplaces do Brasil e passar a vender pela internet.

 

Mobile

 

Não é só a integração das lojas online e físicas que vem movimentando o novo varejo. Com o avançar da tecnologia nos smartphones, a forma como os consumidores usam os aparelhos para se relacionar com marcas e lojas mudou. Segundo Stocco, o atendimento via celular deve ser uma das prioridades para auxiliar os clientes no processo de compra. Para isso, é necessário entender o comportamento de cada um. “O empresário precisa pensar em novas formas de auxiliar os clientes, em conjunto com parceiros. Monitorar a atividade do consumidor na loja, os pontos e prateleiras mais visitados, pode fornecer informações valiosas para montar uma experiência mobile”, diz.

 

Fonte: E-Commerce News

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>