Tecnologia
09/08/2019 14:20 - Como Amazon e Carrefour se transformam para atender os consumidores
Munido de informações, consciente, ávido por novas experiências e em busca do melhor custo benefícios, o consumidor mudou e impõe mudanças a varejo. O LATAM Retail Show traz ao palco representantes de duas empresas que buscam a transformação todos os dias: Alex Szapiro, VP da Amazon Brasil e Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil. O painel “O consumidor e as transformações do consumo” acontece na tarde de 29 de agosto, último dia do evento, no Expo Center Norte.
Noel Prioux assumiu como CEO da rede no Brasil em outubro de 2017. O país tem a segunda maior operação do Carrefour no mundo, atrás apenas da França. O Carrefour Brasil teve lucro líquido ajustado de R$ 419 milhões no segundo trimestre, aumento de 11% sobre o mesmo período do ano passado, puxado principalmente pela unidade de atacarejo Atacadão.
Outro destaque para o bom desempenho é a aceleração do ecossistema omnicanal da marca. Houve crescimento de 70% no GMV (volume bruto de mercadoria) no 1º semestre – ante 7% no mesmo período do ano anterior.
A rede registrou ainda aumento de cinco vezes nas vendas do e-commerce alimentar no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, impulsionado pela melhora nos serviços retire de Carro, side-stores e entrega expressa – disponível em 88 lojas e 22 cidades no final de junho.
O Carrefour investiu ainda em novos pontos de contato para conectar clientes ao ecossistema, com inauguração de novas lojas Atacadão, parceria de entrega de alimentos online com a Rappi. Além disso, implementação de diversas parcerias para aumentar a proposta de valor com outras redes como Magazine Luiza e Swift, dessa forma aumentando o tráfego de clientes nas lojas.
Szapiro foi o responsável pelo início das operações da Amazon no Brasil em 2012, incluindo os lançamentos do Kindle, Consumer Business, App Store e Prime Video. Em sete anos no país, a companhia atua na venda de 19 categorias de produtos.
A experiência brasileira fez a holding exportar para México e Estados Unidos práticas como o parcelamento, de 10 a 12 vezes sem juros. A companhia tem optado pela expansão gradual no mercado do Brasil.
Alguns resultados chamam atenção: em seu Amazon Day, realizados nos últimos dias 15 e 16 de julho, a empresa registrou um maior número de unidades vendidas no Amazon Day desta semana do que na Black Friday de 2018.
A companhia vem ganhando mercado aos poucos no país, com pensamento a longo prazo. Em janeiro, a empresa abriu um centro de distribuição em Cajamar, em São Paulo, com 47 mil metros quadrados e com muita tecnologia.
Atualmente o Brasil é o país que mais cresce em vendas de Kindle. Um dos próximos destaques deve ser a chegada ao país da inteligência artificial Alexa e seus alto-falantes inteligentes Echo ao mercado brasileiro. A Amazon já liberou o kit de desenvolvimento de capacidades para a Alexa em português.
Fonte: Mercado e Consumo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop