Tecnologia
30/10/2018 14:08 - Compras de supermercado em aplicativo levam comodidade aos clientes
Para muitas pessoas, ir ao supermercado é uma tarefa desgastante, já que o deslocamento preponderantemente requer um trajeto pelos corredores em busca dos produtos desejados. Enfrentar filas frequentemente grandes e demoradas é um dos desafios experimentados por quem vai às compras. Nos últimos tempos, contudo, consumidores passaram a contar com uma alternativa prática para fazer as compras domésticas, sejam elas mensais ou semanais: os aplicativos. Conforme levantamento realizado em 2017 e divulgado este ano pela CVA Solutions, empresa de dados vinculada ao jornal Valor Econômico, em comparação a 2016, o número de consumidores que compram alimentos, bebidas e produtos de limpeza por apps dobrou.
A ideia é base para a Mercadapp, startup especializada em e-commerce para supermercados, com serviços como a criação de aplicativos próprios de lojas do segmento ou inserção no aplicativo Mercadapp, marketplace da empresa. Uma das companhias que aderiu à plataforma é o Pinheiro Supermercado. Alexandre Pinheiro, superintendente comercial e de marketing da empresa, afirma que percebe muitos benefícios desde a adesão.
"Nós conseguimos atingir uma grande necessidade do cliente, que é a comodidade. O cliente que compra pelo aplicativo quer receber suas compras em casa ou escolher os produtos e tê-los separados para que ele só passe para buscar na loja, mas não aceita pagar mais caro porque está comprando no aplicativo", pondera.
Para Larissa Lima, diretora de operações do Mercadapp – que conta com 20 lojas em seu portfólio digital, a economia de tempo é uma das vantagens de realizar compras virtualmente. "Fazendo as compras pelo app, o cliente acessa a loja por meio do aplicativo, busca os produtos de seu interesse e finaliza a compra agendando um horário para recebê-las. Quando o consumidor já tem uma lista de compras, isso torna o processo ainda mais rápido. Na prática, estamos falando de uma economia de, em média, duas horas."
Pinheiro ressalta que a empresa está em constante comunicação com os clientes para detectar o que precisa melhorar. "Já tivemos vários ajustes a partir dos feedbacks que recebemos sobre a forma e os horários de entrega, produtos mais consumidos, por exemplo. O que vemos é que vem dando certo, que os clientes compram novamente, aumentam as compras", afirma.
Dentro da perspectiva econômica, ele observa que a presença no aplicativo permite que o supermercado alcance mais pessoas. "Os clientes que compram pelo aplicativo são clientes que normalmente não comprariam na loja física, pois estão mais distantes dela. Dessa forma, nós conseguimos estar perto do cliente. Ele pode pegar o celular e estar no Pinheiro Supermercado", pontua. O supermercado ainda pode contar com a vantagem da comunicação ágil de ofertas e novidades da loja por meio de notificações recebidas no celular.
Quebrando paradigmas
De acordo com Larissa, apesar de haver certo receio por parte dos compradores estreantes na plataforma em comprar produtos de hortifruti, esse paradigma vem sendo quebrado ao longo do tempo. "O consumidor que compra pelo aplicativo, em especial na sua primeira compra, tende a demonstrar certo receio de adquirir frutas e verduras, mas fica claro que esse receio deixa de existir a partir do segundo pedido, nos quais ele experimenta o consumo desses produtos e passa a ter maior confiança no serviço", explica.
A diretora de operações acrescenta que a compra pelo aplicativo representa independência e solução para a falta de tempo de ir até às lojas físicas. "Uma das características exclusivas do Mercadapp é estimular aos usuários o bom uso do tempo com atividades em família, uma ida ao cinema, ao teatro. O Mercapapp possui estratégias de aproximação de seus usuários com bonificações e dicas para valorização do uso do tempo", finaliza. Veja como utilizar o aplicativo Mercadapp.
Fonte: O Povo - Ceará
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop