Tecnologia
19/10/2018 12:17 - 63% trabalham com celular fora da empresa
Pelo menos seis em cada dez brasileiros costumam utilizar smartphones para fins profissionais mesmo fora do horário de trabalho. Por outro lado, mais de 70% resolvem questões pessoais através do aparelho durante o expediente.
A conclusão é de estudo conduzido pela Deloitte em 22 países; no Brasil foram ouvidos duas mil pessoas. Destas, 33% afirmam que “muito frequentemente” trabalham de forma remota a partir do smartphone. Para outros 30%, a prática é frequente.
Sócia-líder da indústria de tecnologia, mídia e telecomunicações na consultoria, Marcia Ogawa classificou a postura como uma “simbiose”. De acordo com ela, a tendência – que ainda deve crescer – guarda tanto aspectos positivos quanto negativos.
“Muitas empresas estão fazendo movimento de fazer com que profissionais possam usar celulares [durante o expediente] para efeitos de aumento de produtividade ou para dar maior flexibilidade ao trabalhador”, avaliou.
A prática, contudo, pode gerar um ambiente de distração indesejado: segundo a Deloitte, os brasileiros que “muito frequentemente” usam o smartphone para fins pessoais durante o trabalho bateu 39%. Outros 37% declararam fazer o mesmo com frequência. Já 43% admitem se distrair das funções profissionais por conta da utilização do aparelho.
Tal postura entre os brasileiros ainda aponta para o uso excessivo dos dispositivos móveis – que, segundo a Deloitte, preocupa os próprios usuários. Entre as mulheres, 55% acreditam utilizar o smartphone em excesso, frente 44% entre os homens. No caso da faixa etária entre 18 e 24 anos, 60% fazem o mesmo diagnóstico.
“O uso intensivo do celular ainda vai ser potencializado com a chegada do 5G”, pontuou Marcia Ogawa. “Esse é um caminho sem volta”.
Aparelhos
De acordo com a Deloitte, o smartphone é “de longe” o aparelho mais utilizado no País. Em 2018, a penetração do device atingiu 92% (alta anual de cinco pontos percentuais). Em seguida surgem os notebooks (70%) e computadores de mesa (64%).
No caso das smart TVs, a penetração também atingiu 64% em 2018; em 2015, apenas 28% contavam com o aparelho. A pesquisa da Deloitte ainda apontou para um crescimento na popularidade das soluções domésticas de internet das coisas (IoT).
“Estamos percebendo o IoT entrando nas casas. [Produtos como] sistemas de vigilância conectados não eram tão evidentes no Brasil, mas estão começando a ficar”, analisou Marcia Ogawa. Entre os respondentes da Deloitte, 14% afirmaram possuir a tecnologia, ante 11% um ano atrás.
O mesmo salto foi registrado entre aparelhos domésticos inteligentes (de 11% para 14%) e sistemas de iluminação conectados (5% para 7%). No caso dos tesmostatos, não foi constatado aumento no uso.
Aplicativos
Entre os apps, o campeão de popularidade no País foi o polêmico WhatsApp: 80% dos brasileiros afirmaram acessar a ferramenta de mensageria pelo menos uma vez por hora. Em seguida veio o Facebook, com 52% reportando tal frequência.
Em 2018, os aplicativos que registraram queda na frequência de uso foram o Facebook Messenger (-2 pontos percentuais), o Skype (-1 p.p.) e o Snap (-1 p.p.). Do outro lado, o Instagram ganhou nove pontos percentuais em popularidade, segundo a Deloitte. O salto foi impulsionado pelo sucesso da ferramenta Stories.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop