Tecnologia
30/08/2018 12:08 - E-commerce fatura R$ 23,6 bi no primeiro semestre de 2018
No primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro faturou R$ 23,6 bilhões – alta de 12,1% ante igual período do ano anterior. O resultado foi puxado, sobretudo, pelo crescimento no volume de vendas de perfumes e cosméticos – movimento que evidencia a forte incursão das farmácias e lojas no mercado online.
“Nossa expectativa é que o comércio eletrônico feche o ano de 2018 com receita, em termos de vendas, de R$ 53,4 bilhões. A evolução em relação ao ano de 2017 deve ser de 12%, como havíamos previsto anteriormente”, afirmou o CEO da Ebit, Pedro Guasti.
Os dados, que fazem parte do estudo semestral realizado pela empresa, também indicam o segmento de cosméticos e perfumaria como novo líder em termos de volume de pedidos online, responsável por 15% do total de itens comercializados. Até então, os produtos de vestuário e acessórios eram os favoritos entre os usuários.
“Podemos citar algumas empresas com forte presença em marketplace e no e-commerce, como por exemplo O Boticário e Natura, que ajudaram no resultado do primeiro semestre. Além disso, a frequência de compra do público feminino nas plataformas online aumentou, superando dessa forma o percentual masculino”, pontuou Guasti. Segundo o estudo, as mulheres tornaram-se 51,5% dos consumidores online. Há cerca de um ano, esse contingente era de 50%.
Ainda de acordo com o levantamento, no acumulado de 12 meses, em torno de 1,9 milhão de novos consumidores entraram no universo online – chegando a 27,4 milhões de potenciais compradores.
Em relação às regiões do Brasil que apresentaram os maiores shares de participação neste mercado online, o levantamento aponta o em primeiro o sudeste (61,2%); o sul (16,9%); o nordeste (12,4%); o centro-oeste (6,8%); e, por fim, o norte com (2,7%).
Novos perfis
“Também vemos o crescimento da presença de novos consumidores de diferentes regiões do Brasil fora do eixo sudeste. Com isso, podemos concluir que cidades distantes estão tendo cada vez mais a oportunidade de ter acesso ao 4G, tipo de cobertura que já chega em 95% da população”, argumentou Guasti. Em 2016, cerca de 1,5 mil municípios disponibilizavam essa tecnologia. Neste ano, esse montante subiu para 4,1 mil municípios com acesso à quarta geração da telefonia móvel.
Já no que diz respeito à evolução do tíquete médio, o estudo releva o incremento de 3,8% no primeiro semestre de 2018 e o número de pedidos cresceu 8% no mesmo período.
Outro fator ressaltado na pesquisa está relacionado às plataformas utilizadas na realização dessas compras online. Cerca de 32% das transações em e-commerces ou marketplaces foram feitas por meio de smartphones. A expectativa é de que 50% das compras serão feitas pelos canais mobile. Nesse sentido, Guasti lembra também que 52,1% dos consumidores online optaram pelo pagamento à vista. No mesmo período do ano passado, esse número girava em aproximadamente 48,2%.
O movimento pode ser explicado pela preocupação do brasileiro com endividamentos futuros e a situação da economia do Brasil. “Muito desse aspecto está ligado ao mercado de trabalho e as incertezas no quadro político do País”, afirmou o executivo.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop