Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

10/07/2018 16:29 - E-commerce projeta faturar R$ 37,9 bilhões no 2° semestre

 

 

O comércio eletrônico deve faturar R$ 37,9 bilhões no segundo semestre do ano. É o que estima a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Caso a projeção se concretize, a cifra representará crescimento de 15% quando comparado com o mesmo período de 2017.

 

De acordo com a entidade, o tíquete médio no período deve somar R$ 310, com um total de 122 milhões de pedidos feitos. O segundo semestre tende a ser mais aquecido em razão de datas sazonais importantes para o varejo, como a Black Friday e o Natal, além do Dia dos Pais.

 

Eventos atípicos que afetaram a economia do País, como a paralisação dos caminhoneiros, teve um impacto marginal no faturamento do setor. "Foram mais de três milhões de pacotes atrasados, com uma média de 11 dias de atraso nas entregas por conta da paralisação", avalia o presidente da ABComm, Mauricio Salvador.

 

Para o segundo semestre, porém, eventos como as eleições não devem gerar maiores impactos no resultado do setor. "As eleições em si não causam variação nas vendas online. O que influencia mais são as especulações em torno do câmbio, uma vez que muitos produtos são importados", afirma Salvador.

 

Na prática

 

Os números apontados pela ABComm são confirmados na região de Campinas (SP). No primeiro trimestre de 2018, o comércio eletrônico na região atingiu faturamento real de R$ 354,3 milhões, uma alta de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 14,9%.

 

Os resultados fazem parte da Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE), elaborada pelo SindiVarejista e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Ebit. A pesquisa traz dados sobre faturamento real, número de pedidos e tíquete médio e mensura a participação do e-commerce no varejo.

 

Segundo a pesquisa, o número de pedido do comércio eletrônico na região atingiu 898,5 mil nesse primeiro trimestre, ante os 783,4 mil do mesmo período de 2017, um aumento de 14,7%.

 

O tíquete médio, por sua vez, caiu 5,9%, ao passar de R$ 419,12 nos três primeiros meses de 2017 para os atuais R$ 394,35. A participação do e-commerce no faturamento do varejo geral teve leve queda de 0,1 ponto porcentual (p.p.), ao passar de 2,6% para 2,5%. “O e-commerce retomou de forma mais robusta o crescimento no começo deste ano se comparado a outros segmentos da economia. Esse crescimento se deve à melhora nas condições macroeconômicas, mas também à mudança de comportamento do consumidor, usando celulares para comparar, consultar e comprar produtos duráveis, semiduráveis e não duráveis no comércio eletrônico”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

 

No primeiro trimestre, os bens duráveis tiveram grande peso no faturamento do setor, concentrando 69,6% das receitas e 38,4% do número de pedidos, com um tíquete médio de R$ 689,16. O comércio de bens semiduráveis representa 18,6% das vendas, 35,8% do total de pedidos com um valor médio de R$ 197,59, enquanto os não duráveis têm uma parcela de 11,8% do faturamento, 25,8% dos pedidos e um tíquete médio de R$ 174,28.

 

As vendas do comércio eletrônico no Estado de São Paulo cresceram 4,4% no primeiro trimestre de 2018, se comparado ao mesmo período de 2017, atingindo R$ 4,06 bilhões. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o faturamento real avançou 8,8% em janeiro, recuou 1,9% em fevereiro e voltou a crescer 5,4% em março.

 

No acumulado dos últimos 12 meses, após encerrar 2017 com uma alta de 4,2%, a taxa de crescimento real das vendas do setor subiu para 5,1% no primeiro trimestre de 2018.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>