Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

04/05/2018 15:52 - Via Varejo expande parceria com Correios e avalia uso de Uber

A Via Varejo está expandindo uma parceria com os Correios para a retirada de mercadorias compradas nos canais online e lojas físicas, com planos de disponibilizar essa modalidade de entrega em todas as agências do país dentro de três a quatro meses, além de introduzir novas opções de transporte como Uber.

 

Atualmente, a varejista de móveis e eletrodomésticos já permite ao cliente retirar os produtos comprados em lojas das Casas Bahia e do Pontofrio ou em sua plataforma de comércio eletrônico em 43 agências dos Correios em 11 Estados.

 

"Vamos chegar a 540 em maio e devemos atingir a totalidade da malha, com cerca de 6 mil agências, em três a quatro meses", disse à Reuters o diretor-executivo de logística da companhia, Marcelo Lopes.

 

O serviço faz parte da iniciativa "click and collect", por meio da qual o comprador ainda pode escolher outros pontos para retirar seu produto, incluindo qualquer uma das 982 lojas físicas do grupo varejista ou armários instalados em postos de gasolina.

 

"Temos hoje quatro 'lockers' em postos da rede Ipiranga em São Paulo e vamos ampliar para um número significativo até a metade do ano", comentou Lopes, sem especificar uma meta. A Via Varejo considera instalar os armários em áreas com grande fluxo ou concentração de pessoas, contou o executivo, citando como exemplo estações rodoviárias ou de metrô e grandes condomínios "como o edifício Copan", na capital paulista.

 

O planejamento logístico da varejista controlada pelo GPA ainda prevê introduzir nos próximos meses novas alternativas de transporte, visando reduzir o prazo de entrega e o custo, segundo Lopes.

 

"No máximo em dois meses estaremos falando de novos modais de entrega e já poderei dar números de eficiência por bicicleta e Uber", afirmou o diretor-executivo, ressaltando uma parcerias com serviços de transporte urbano por aplicativo estão "bem próximas".

 

Paralelamente, a Via Varejo vem acelerando a construção de pequenos galpões em lojas físicas. A empresa já conta com cinco dos chamados 'mini-hubs' nas cidades de Mauá (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Teresina (PI) e Cuiabá (MT). O objetivo é elevar esse número a 70 unidades das Casas Bahia e do Pontofrio até o fim de junho e para 220 até dezembro.

 

Lopes observou que os resultados obtidos na fase piloto do projeto são satisfatórios, com redução de mais de 80 por cento no prazo de entrega, principalmente em áreas mais afastadas de grandes centros, além de aumento de vendas online.

 

Em São Paulo e Rio de Janeiro, o prazo para entrega de compras online caiu de dois para um dia, enquanto em outras regiões como o Piauí houve redução de 15 para dois dias.

 

"Com algoritmos preditivos e o conhecimento que temos dos mercados online e offline consigo antecipar a demanda futura e abastecer a região de produto antes da venda efetiva", disse o executivo.

 

As units da Via Varejo acumulam alta de mais de 13 por cento em 2018.

 

Os esforços da varejista para acelerar a integração dos canais online e offline e conquistar clientes com prazos e custos de entrega mais baixos surgem num momento em que o setor acirra a competição e se prepara para uma atuação mais intensa da gigante norte-americana Amazon no mercado brasileiro.

 

A Reuters informou mais cedo neste ano que a Amazon considerava a locação de um galpão em Cajamar (SP), reunindo fornecedores locais de itens eletrônicos, perfumaria e outros produtos, além de negociar com a companhia aérea Azul um acordo para entrega de mercadorias

 

A Via Varejo já utiliza os serviços da Azul para entregar mercadorias em áreas menos acessíveis, segundo Lopes, mas os volumes não são grandes e não há demanda que justifique parcerias com mais transportadoras.

 

Questionado sobre o uso de outras tecnologias, o executivo disse que a adoção de drones esbarra na falta de regulamentação no Brasil, mas que a opção de entregar em porta-malas, como a Amazon já está fazendo nos Estados Unidos, "não é algo de outro mundo". "Temos maturidade para passar por essa jornada, é só integrar tecnologias entre as indústrias (automotiva e varejista)", disse Lopes.

 

Fonte: Reuters

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>