Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

09/03/2018 11:40 - Comércio eletrônico brasileiro deve faturar R$ 53,5 bilhões no ano, diz Ebit

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro deve atingir R$ 53,5 bilhões em 2018, uma alta de 12% ante o resultado de 2017. A melhora da economia, o ganho de espaço do marketplace e a Copa do Mundo devem ser alguns dos fatores irão impulsionar o setor no período.

 

De acordo com o estudo Webshoppers, feito pelo Ebit, em 2017 o e-commerce faturou R$ 47,7 bilhões, valor 7,5% superior ao visto em 2016. Diferente do que ocorreu entre 2014 e 2016, o crescimento ano passado foi sustentado pela alta no volume de pedidos (5%), e não pelo crescimento do gasto médio do consumidor, que foi de 3% no período. Em 2015 e 2016, as variações do tíquete médio foram de 12% e 8%, respectivamente, enquanto o número de pedidos variou 3% em 2015 e -0,2% em 2016.

 

A projeção para 2018 é que este movimento se mantenha e o mercado encerre o ano com tíquete médio cerca de 4% superior ao observado em 2016, mas com uma expansão no volume de pedidos de 7,7%, atingindo 119,7 milhões de pedidos.

 

Segundo o diretor-executivo do Ebit, André Dias, mesmo que o impacto da incerteza política não possa ser medido, ele destaca que já existe uma melhora do humor do consumidor, que iniciou no meio do ano passado e deve se prolongar para 2018. Somado a isso, ele cita a Copa do Mundo, como um possível fator positivo para o ramo. O evento deve impulsionar as vendas de produtos, como bebidas, artigos esportivos e até mercadorias de maior valor agregado, como televisores. “Isso pode ajudar o aumento do tíquete médio”, disse Dias.

 

Marketplace

 

Na edição deste ano, o estudo também realizou um cálculo paralelo para medir o movimento em um nicho específico do comércio eletrônico: os marketplaces de produtos novos/usados e artesanato. Se contabilizado este grupo, o crescimento nominal do comércio eletrônico em 2017 foi de 21,9%, na comparação com 2016, chegando a um faturamento de R$ 73,4 bilhões. No período, um marketplace que sobressaiu foi o Mercado Livre.

 

“Porque decidimos mostrar esses números na pesquisa? Para mostrar que o mercado não cresceu o estimado, mas outros nichos ganharam participação de mercado”, analisa. no final de 2016, a projeção do Ebit para o ano passado era de crescimento de 12%. No meio do ano, a empresa especializada em informações do setor, realizou uma revisão da projeção e passou a estimar 10% de alta para o ano. “Na crise, as pessoas buscam outras alternativas”, destaca Dias.

 

Tendências

 

De acordo com ele, um grande movimento para este ano é o aumento da concorrência, provocada sobretudo pelo ganho de mercado que a Amazon pode ter com a ampliação de seus negócios. No ano passado, após cinco anos de atuação no Brasil, a companhia começou a vender aparelhos eletrônicos. As vendas, no entanto, são feitas em seu marketplace. De acordo com a agência de notícias internacionais Reuters, a companhia tem se reunido com fabricantes para começar a realizar venda direta.

 

“Eles devem entrar com venda de produtos próprios e isso permite praticar o preço mais competitivo possível. Isso deve acirrar ainda mais a briga pelo mercado”, destaca o executivo. Por isso, ele destaca a importância dos grandes players conseguirem se diferenciar para que o preço não seja o único fator de decisão.

 

Um exemplo é a varejista Magazine Luiza, que tem investido fortemente em sua estratégia omnichannel. “Estratégias como essa servem como barreira de proteção ao avanço da Amazon, que costuma ser agressiva nos preços, mas ainda não tem loja física no Brasil”, conclui.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>