Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

15/12/2017 12:14 - Compra on-line atrai mais adeptos

O comércio on-line está atraindo um número cada vez maior de consumidores em Belo Horizonte. Pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), referente a novembro, indica que 54,6% das pessoas que têm acesso à internet compraram por esse meio. Com relação a igual mês do ano passado, quando o índice era de 43,8%, houve aumento de 10,8 pontos percentuais. Por outro lado, o número de comércios da capital que praticam vendas pela internet – 22,1% – vem mostrando estabilidade.

 

Economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida acredita que a característica cultural do comerciante mineiro, que normalmente mostra cautela com novas modalidades de mercado, dificulta a adesão às vendas pela internet. Para ele, o cenário de recessão também pode ter contribuído para a estabilidade na adesão do comércio às vendas via internet. “Muita gente engavetou os projetos”, analisa.

 

Segundo o economista, antes de aderir aos meios eletrônicos de vendas, os empresários devem fazer análises para não acabar tendo prejuízos ou mesmo prejudicando o negócio tradicional. “É uma decisão muito particular. Não adianta querer entrar em um nicho só porque é promissor”, diz. De qualquer forma, a indicação de Almeida é que os comerciantes usem a internet para, pelo menos, realizar propagandas. A pesquisa da Fecomércio-MG aponta que as redes sociais influenciam nas compras de mais de 60% dos consumidores da capital.

 

Ele ressalta ainda a tendência crescente do perfil do consumidor omnichannel, ou seja, que se utiliza de meios físicos e virtuais para efetuar suas compras, sem estabelecer fronteiras entre os dois. Dessa forma, por exemplo, ele faz a compra pelo celular, mas retira o produto na loja física.  O estudo apontou que, na Capital, 72,3% das lojas virtuais estão integradas às físicas e 78,4% estão preparadas para funcionar em dispositivos móveis.

 

A pesquisa apontou que 49,9% das empresas possuem site e 12,4% pretendem criar uma plataforma on line. Os que não têm interesse em ter site são 11,9%. Os demais não responderam. Aqueles que não pretendem entrar no mercado on-line apontam como principais motivos o ramo de atuação (55,1%) e falta de planejamento/conhecimento (31,9%).

 

Comerciantes já atuantes nos meios eletrônicos apontam como canais mais usados nas vendas as redes sociais (65,3%) e os sites de busca (38,8%). O principal meio de pagamento para vendas na internet é o cartão de crédito, aceito por 87,8% dos comerciantes e utilizado por 77,5% dos consumidores.

 

Por região da cidade, a campeã em adesão do comércio às vendas on-line é a Centro-Sul, com índice de 41,6%. Em seguida estão: Norte, 33%; Pampulha, 23,6%;  Venda Nova, 20%;  Oeste, 20%; Noroeste, 9,5%;  Barreiro, 8,7%;  Leste, 7,1% e Nordeste, 6,4%.

 

Segmento - No recorte por segmento, o campeão é móveis e eletrodomésticos, com adesão de 40% do setor. Em seguida estão artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 37%; equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação, 27,8%; tecidos, vestuário e calçados, 27,4%, entre outros.

 

O percentual de venda on line em relação ao total ainda é tímido: em 66,7% das lojas, ele se limita a 10%. A pesquisa apontou ainda que 79,6% das empresas vendem para outros Estados; 10,2% das empresas vendem para outros países.

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>