Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

11/12/2017 11:11 - Lojas de eletrônicos e celulares enfrentam desafio de manter estoque baixo

Rio  - Nas lojas físicas, a preocupação é equilibrar o ritmo de reposição de estoques com o aumento da demanda. Os setores mais críticos são os de celulares e produtos eletroeletrônicos. As operadoras de telefonia concentraram investimentos para reforçar equipes de inteligência e segurança nos pontos de venda físicos. A Vivo, por exemplo, tem feito análise sistemática com equipes de logística e canais especiais de abastecimento de unidades localizadas em regiões consideradas críticas e de risco elevado. De acordo com a companhia, as lojas da Vivo estão equipadas com cofre temporizado e segurança presente fisicamente nas lojas. Já a Oi passou a operar com uma cobertura de estoque mais justa e acompanhamento mais próximo de vendas para reabastecimento. Para especialistas, o varejo precisou se preparar para garantir estoques suficientes e, ao mesmo tempo, não amargar prejuízos elevados se os centros de distribuição ou lojas forem alvo de grupos criminosos.

 

— Existem os itens considerados produtos críticos, como celular. Você não pode fechar (a loja) com celular, tem que trabalhar com estoque mínimo e reposição contínua. Dificilmente o Carrefour vira a noite com estoque de televisores, porque não pode ter disponibilidade sobrando. A carga de eletrônicos tem liquidez, porque os produtos são rapidamente vendidos — ressalta Ana Paula Tozzi, diretora executiva da AGR Consultores.

 

MUDANÇA NO PERFIL DO CONSUMO

 

O coordenador do MBA em Gestão de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ulysses Reis, avalia que, além do risco de segurança, a mudança de perfil do consumo, com expansão de compras pela internet, contribuiu para ajustes no sistema de distribuição e estoque de produtos nas lojas físicas:

 

— O risco é menor ao concentrar os produtos em um centro de distribuição que abastece as lojas sob demanda — afirma Reis.

 

Para Juedir Teixeira, de 65 anos, dono de duas redes varejistas, uma de material de construção e outra de moda, o controle mais rígido de estoque também foi fundamental para otimizar investimentos e concentrar estratégias de vendas em um público-alvo mais restrito. Ele diz que o desafio é antecipar a mudança de comportamento dos consumidores e acompanhar as inovações tecnológicas:

 

— A estratégia que utilizamos foi a implementação da chamada etiqueta inteligente, para não correr o risco de perder a venda. Ou seja, caso o cliente busque uma peça em determinada loja ou on-line, o vendedor conseguirá encontrá-la em toda a nossa rede física ou virtual — explica Teixeira. (Marcello Corrêa e Pollyanna Brêtas)

 

 

Fonte: O Globo - Rio de Janeiro 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>