Tecnologia
08/12/2017 16:36 - Inteligência artificial ajuda na relação do varejo com cliente
São Paulo - O uso de inteligência artificial e big data na gestão do relacionamento com o consumidor já começa a fazer parte do dia a dia do varejo, gerando incrementos expressivos nos indicadores. Em alguns casos, a adoção da segmentação analítica e da oferta personalizada garantiu um crescimento de 10% no tíquete médio e de 6% na frequência de ida as lojas.
Os dados foram reportados pela Propz, empresa especializada no uso das tecnologias na gestão de relacionamento com o consumidor (CRM, na sigla em inglês), e que possui clientes como a Raia Drogasil, Cencosud e Ipiranga. O COO e fundador da companhia, Israel Nacaxe, explica que o aumento do tíquete e da frequência são valores médios registrados nas campanhas mais eficientes feitas com os varejistas parceiros.
O crescimento dos indicadores ocorre na medida em que o varejo consegue analisar de forma mais detalhada o comportamento do seu cliente, oferecendo promoções mais assertivas - que, além de gerar uma maior propensão a compra, aumentam a fidelização do cliente.
"Na prática, nosso sistema se conecta ao do varejista, acessando todos os cupons fiscais e analisando o comportamento de compra e as cestas de produtos mais frequentes", explica. A partir dos dados, a ferramenta da Propz consegue identificar os itens que tem maior ou menor elasticidade e que podem ser colocados em promoção. Além disso, quando a venda é identificada (ou seja, quando o cliente é cadastrado na base da loja e se identifica com o CPF), a solução consegue analisar o histórico de compras e oferecer ofertas personalizadas. "Se temos informações de contato, como e-mail ou telefone, conseguimos ir além e acionar as promoções no melhor momento para cada consumidor. Analisamos todas as informações de vendas e de maneira automatizada, com o uso de inteligência artificial, conseguimos cliente a cliente identificar a melhor hora para entrar em contato com ele."
Segmentação
Uma das segmentações que o sistema da Propz realiza é entre os clientes que já são fiéis à rede e os indecisos. A divisão é importante para decidir o tipo de promoção que será ofertada para cada um. "Se a rede oferece um desconto para um consumidor que já está decidido a comprar ela está perdendo margem a toa, porque ele já compraria de qualquer forma. Para esse cliente, é preciso fazer promoções em categorias ou marcas com preços superiores - buscando um aumento do tíquete médio", afirma.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop