Tecnologia
26/10/2017 10:25 - Autoatendimento: um caminho sem volta
A tecnologia é uma grande aliada das pessoas ao trazer praticidade. Ações cotidianas como ir ao supermercado, utilizar o transporte público ou até mesmo pagar o estacionamento têm se tornado mais ágeis e seguras por meio de um sistema que ganha mais adeptos: o autoatendimento. Consultorias apontam que mais de 60% dos brasileiros pretendem utilizar este recurso nos próximos anos. Trata-se de um hábito conveniente e eficaz que agiliza a rotina de diversos setores.
Empresas do segmento devem manter-se atentas ao cenário atual para criar soluções inovadoras que respondam às demandas desta transformação digital. Organizações como o Grupo Digicon, formado pelas companhias gaúchas Perto e Digicon, ganham destaque ao apresentar tecnologias que integram diferentes funções em plataformas inteligentes e sustentáveis.
São várias as demandas presentes no cotidiano, a exemplo do pagamento de estacionamentos, que requer praticidade e segurança. Através de pesquisas, a Digicon desenvolveu um equipamento voltado à questão, incorporando outros serviços, como recarga de telefone e de cartões de transporte público. Além de aceitar moedas e cartões de crédito ou débito, o Terminal de Autoatendimento para Mobilidade Urbana agrega funções e preserva o meio ambiente, pois funciona com energia solar.
Nota-se que o setor dos transportes é um dos principais beneficiados pelo conceito do autoatendimento. No Metrô, acostumamos a ver terminais que recebem pagamentos em diferentes espécies e que, agora, facilitam o troco. Equipamentos como o PayStation, da Perto, contribuem nesta função e integram diferentes sistemas modais, como fluviário e rodoviário, ao emitir e recarregar cartões-bilhetes de transporte.
Nos aeroportos, as filas de check-in foram reduzidas a partir do autoatendimento. A solução PertoKiosk, por exemplo, permite a consulta, leitura de cartão, pagamento, impressão, entre outros recursos. As tecnologias também contribuem na segurança no tráfego de usuários.
O sistema dFlow, criado pela Digicon, traz o moderno conceito de SBG (Self Boarding Gate), no qual o próprio passageiro passa o seu cartão de embarque para ser validado e poder acessar a área restrita do terminal.
Até dentro dos supermercados, a espera nos caixas estão com os dias contados. Alguns estabelecimentos já adotam alternativas para diminuir filas, principalmente de usuários que compram poucos produtos.
Nesta linha, a Perto desenvolveu um caixa Self-Chekout (autoatendimento, em inglês), onde o próprio cliente confere preços dos produtos, os registra e realiza o pagamento.
Eis alguns exemplos de como esse tipo de solução pode trazer praticidade e como companhias, a exemplo do Grupo Digicon, têm olhado para o futuro. A população já se mostra acostumada com essas novas tecnologias que vieram a fim de melhorar os serviços a usuários e empresas no país.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop