Tecnologia
08/06/2017 12:04 - Brasil pode ter 870 mil TVs 4K até o fim do ano
São Paulo - Ávidos por conectividade e pouco afetados pela crise de consumo, os clientes premium e super premium tem garantido a demanda por televisores com resolução 4K. De acordo com estimativas da Sony, cerca de 235 mil novos aparelhos do tipo devem entrar no mercado doméstico em 2017.
Se somadas às 635 mil unidades que estavam nas casas em 2016 (segundo a consultoria GfK), as telas 4K chegariam a 870 mil. "Das TVs de 55 polegadas para cima, todas que saem já são 4K, e ela invade cada vez mais as telas menores", afirmou ao DCI o gerente de marketing da Sony no Brasil, Marcelo Gonçalves - que vê uma relação direta entre o crescimento do ultra HD com a demanda por TVs conectadas.
"O consumidor que não possui smarTV já sente falta de conteúdos como Netflix e Youtube e é levado a trocar", afirma o executivo, explicando que, a partir deste momento, a opção por um modelo que possua também o 4K se torna natural, uma vez que as trocas ocorrem, em média, a cada seis ou sete anos. "Do contrário, o produto ficaria rapidamente obsoleto". O fim da TV analógica é outro fator que vai impulsionar a adoção.
A análise de Gonçalves foi feita durante o evento da divisão de eletrônicos da Sony (uma operação separada cuida de smartphones e uma terceira, dos consoles PlayStation) que apresentou a nova linha de produtos - incluindo headphones, câmeras e outros eletrônicos - da japonesa ao País. Ainda que a aposta global da empresa seja o cliente com poder aquisitivo elevado, opções "de entrada" para o 4K também foram apresentadas, assim como uma linha de televisores 'tradicionais' - neste caso, explica Gonçalves, a intenção é atender a lacuna do "segundo aparelho da casa".
Cortando o cabo
"Lá fora, canais como HBO e ESPN já partiram para a estratégia do cutting the cable [ou cortando o cabo] de disponibilização de conteúdo 4K via internet, com o consumidor negociando direto com o detentor do conteúdo, sem intermediários. Isso vai chegar aqui com força", afirmou Gonçalves, em relação à produção de conteúdo em ultra definição por parte das emissoras nacionais. "Há questões que dificultam o modelo no caso do cabo, mas as brasileiras estão gravando muito em 4K e oferecendo via apps, como o caso da Globosat", completa o gerente de marketing da Sony - que também comemorou a explosão do número de aplicativos no ecossistema. "Em 2015 tínhamos 200 apps de 4K disponíveis. Hoje são 800".
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop