Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

26/05/2017 16:06 - GPA foca em fidelização com plataforma de descontos personalizados

São Paulo - A rede de varejo GPA anunciou na quinta-feira uma plataforma digital voltada a consumidores e fornecedores de suas bandeiras de supermercados, que têm enfrentado forte crescimento das lojas de atacarejo diante da crise econômica no pais e da crescente competição com o rival Carrefour.

 

A plataforma promete descontos regulares de ao menos 20 por cento em 60 categorias de produtos que compõem a maior parte da cesta de compras dos consumidores, disse o diretor de marketing da divisão alimentar do GPA, Jorge Faiçal, a jornalistas. Atualmente, a média dos descontos oferecidos pela rede em anúncios massificados é de 12 a 15 por cento, disse o executivo.

 

O anúncio ocorre um dia após o Carrefour, segundo maior varejista do mundo, dar partida ao processo de listagem em bolsa de suas operações no Brasil. O IPO envolverá oferta de ações do Atacadão, maior rede de atacarejo do Brasil. A operação está sendo planejada para acelerar a expansão das atividades do grupo no Brasil, segundo maior mercado após a França.

 

A plataforma é composta por aplicativo que traz ofertas personalizadas aos cerca de 12 milhões de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA. A personalização é baseada em padrões de compra dos usuários cadastrados e semelhante a recursos de venda já usados por gigantes do setor de varejo online como a Amazon.com.

 

"Cerca de 90 por cento de nossas vendas estão colocadas em 250 categorias de produtos (...) Vamos fazer ofertas com nosso investimento para estes consumidores", disse Faiçal. Porém a plataforma permite que os próprios fornecedores façam ofertas diretamente aos consumidores. "Se houver duplicidade de oferta, vale a oferta de desconto do fornecedor", disse o executivo.

 

"Vamos tirar uma parte do investimento em ofertas maciças e focar em personalização", afirmou Faiçal, acrescentando que a plataforma não tem foco inicial em melhora de rentabilidade da companhia, "mas vai ser uma consequência".

 

Analistas do BTG Pactual elogiaram o programa de descontos via aplicativo do GPA e afirmaram em relatório que o difícil cenário econômico brasileiro e a competição mais intensa no varejo de alimentos vão exigir esforços adicionais do GPA para melhorar a sua performance de vendas nos próximos trimestres.

 

"Acreditamos que os projetos de recuperação (de vendas) como o programa Meu Desconto e a conversion de lojas do Extra em bandeira Assaí (mais lucrativa) deve manter o sólido momento para as ações do GPA", disseram os analistas do BTG.

 

Atualmente, o programa de fidelidade do Extra é responsável por cerca de 38 por cento das vendas em valor da bandeira, enquanto no Pão de Açúcar o percentual sobe para 72 por cento. "Após o lançamento, isso deve crescer significativamente", disse Faiçal. Ele acrescentou que o programa de descontos via aplicativo será implementado aos consumidores em todos os supermercados do grupo no país em 29 de junho.

 

O executivo disse que o GPA se reuniu com os maiores fornecedores para discutir a ferramenta nos últimos meses, uma vez que ela traz mudanças importantes na forma como os fornecedores se relacionam com o grupo.

 

"Ninguém sabe ao certo o que vai resultar disso, mas o investimento dos fornecedores vai ser reduzido", afirmou o executivo. A expectativa da companhia é que 20 por cento da base de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA baixem o aplicativo de descontos até o fim deste ano.

 

 

 

Fonte: Reuters


 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>