Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

13/03/2017 10:17 - Mesmo com recuo nas vendas, preço de eletrônico subiu


Em 2016, produtos ficaram, em média, 20% mais caros, enquanto a quantidade vendida caiu 16%, aponta pesquisa

 



 As vendas de aparelhos eletroeletrônicos no varejo despencaram em número de unidades pelo segundo ano seguido, afetadas pela crise. A queda nas quantidades ocorreu em todos os segmentos - eletrodomésticos, aparelhos de imagem e som, eletroportáteis, telefonia e informática, resultando num recuo de 16% nos volumes ante 2015.


Apesar da queda nas quantidades vendidas, os preços não recuaram: na verdade, subiram, em média, 20%. Houve aumento de preços na casa de dois dígitos em quase todos os segmentos, exceto para a linha branca, que ficou 6% mais cara. Com isso, a receita total do varejo teve um pequeno acréscimo de 1% no ano passado. Em 2016, o mercado de eletroeletrônicos movimentou R$ 90 bilhões no varejo, ante R$ 89 bilhões em 2015.


As TVs mais sofisticadas Ultra HD (High Definition) e os smartphones de tela grande e 4G puxaram o faturamento. Foi a maior procura do consumidor por eletroeletrônicos sofisticados que atenuou as perdas, uma vez que o crescimento de 1% é nominal, isto é, não leva em conta a inflação do período, de 6,3%. Os dados de vendas no varejo foram apurados pela consultoria GFK, que fez um recorte especial da pesquisa para a Eletrolar Show, feira que reúne a indústria em meados do ano.


"O pior ano do varejo de eletroeletrônicos foi 2015", afirma Gisela Pougy, diretora da GFK e responsável pela pesquisa que acompanhou as vendas de 80 categorias de produtos nas lojas online e físicas em todo o País. É que em 2015 houve retração tanto no volume (-16,5%) quanto na receita (-15%).
Gisela explica que o desempenho do faturamento ficou no terreno positivo este ano, pelo menos em termos nominais, porque os produtos com maior inovação tecnológica e mais caros foram os mais vendidos.


Ela destaca que o segmento de telefonia, que ampliou de 38% em 2015 para 43% em 2016 sua fatia na receita - o único que aumentou participação -, foi puxado sobretudo pelos smartphones 4G, cujas vendas mais que dobraram (117%) em um ano. Outro destaque foi a TV Ultra HD, mais cara e que registrou crescimento de vendas de 96%, enquanto o televisor comum teve forte queda.


Geladeira. Gisela argumenta que as inovações nos eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras, lavadoras, por exemplo, não têm tanto apelo para o consumidor quanto um smartphone 4G ou uma TV Ultra HD. "Muitas vezes, as pessoas deixam de pagar aluguel, mas compram smartphone", diz, ponderando que o celular virou item de primeira necessidade e ferramenta de trabalho.

A pesquisa mostra, por exemplo, que a participação dos itens que têm muita inovação tecnológica dobrou no faturamento global entre os eletroeletrônicos vendidos em 2016. Essa fatia era 18% em 2015 e subiu para 37%.Outra constatação da pesquisa é que os preços dos eletroeletrônicos nas lojas online são, em média, de 10% a 12% menores do que nas lojas físicas. Em 2016, as lojas virtuais responderam por 21% do volume de vendas.  Lourival Kiçula, da Eletros, que reúne fabricantes de eletroeletrônicos, diz que a queda nas vendas da indústria ao comércio foi "bastante substancial" em 2016. Mas em janeiro, diz, alguns segmentos cresceram. "2017 será um ano de recuperação."

 

 

Fonte: Jornal OEstado de Sao Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>