Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

14/01/2016 11:33 - Sistemas permitem ao varejo conhecer o cliente

As novas tecnologias podem ajudar o grande varejista a fazer o que o dono de uma pequena mercearia do século passado fazia com maestria: saber exatamente quem é o seu cliente e do que ele gosta.

Para isso, os olhos do consumidor e até seu coração poderão "entregar" suas preferências durante a compra. O uso de sistemas de rastreamento ocular e monitores de frequência cardíaca poderão ser usados em breve nas gôndolas das grandes redes de comércio para observar melhor como se dá a interação de clientes com os produtos da loja. A previsão foi feita pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Maior organização a reunir profissionais do mundo inteiro dedicados ao avanço da tecnologia para a humanidade, o IEEE (também conhecido também como "I três E" e que tem entre seus criadores os engenheiros Thomas Edison e Graham Bell) acredita que os olhos e o coração dos compradores servirão como um "visor" para a sua carteira.

Isso porque, ao conhecer melhor o cliente, os lojistas compreenderão suas preferências de compra. Mas atingir esse grau de personalização de atendimento deve exigir investimentos pesados em tecnologias inovadoras.

Segundo o representante do IEEE no Brasil, Raul Colcher, o varejo precisará de um conjunto integrado de sistemas que lhe permitam se tornar mais eficiente, desde o controle de estoques até o atendimento final ao seu consumidor.

"É toda uma 'arquitetura' tecnológica que começa com o sistema de gestão (ERP), passa pela administração de linha de frente (CRM), chega a negociação com a indústria (B2B) e termina no contato final com o cliente (B2C)", explica Colcher.

Dessa forma, o monitoramento nas lojas ajudará a alimentar uma base de dados imensa, mostrando não só quem é o cliente em determinada loja e o que ele quer , como indicar para a indústria quais mercadorias devem ser repostas. "Assim, a indústria deixa de ser apenas fornecedora para se tornar efetivamente uma parceira do varejo. Tornando a cadeia cada vez mais integrada", diz.

O engenheiro do IEEE afirma ainda que o varejo físico é diferente do virtual, onde o cliente deixa "rastros" do que gosta, ao clicar nas imagens. "Por isso, as novas tecnologias serão importantes para garantir sua fidelização", explica ele.

O passo adicional será o autosserviço, quando o cliente não precisará nem passar mais no caixa, o que já é realidade em vários países da Europa e também nos EUA.

Experiência

O Carrefour, por exemplo, instalou na cidade de Lille, na França, uma loja conceito com lâmpadas de LED que rastreiam os movimentos e enviam para os consumidores onde estão as prateleiras com as melhores ofertas, segundo Colcher. "A tradicional Marks & Spencers na Inglaterra usa a tecnologia para identificar as preferências de cada consumidor e envia ofertas sempre que eles estão nas proximidades das lojas", acrescenta.

O avanço da conectividade também ajuda. O instituto de pesquisas Gartner acaba de projetar que o número de dispositivos conectados deve saltar de 5 bilhões em 2015 para 21 bilhões em todo o mundo até o final deste ano.

Em seus fóruns anuais, o IEEE realiza discussões entre as sociedades técnicas de todo o mundo para detectar o futuro das tecnologias e o rastreamento ocular foi identificado como a melhor tecnologia para permitir aos varejistas identificar que peças, ou departamentos, atraem mais o olhar de seus clientes. Isso ajudará a definir qual o melhor lugar para posicionar determinados produtos. Além disso, monitores de frequência cardíaca podem auxiliar os lojistas a reconhecer o nível de excitação do cliente diante de um produto. Dessa forma, os vendedores podem monitorar quais produtos chamam mais a atenção e, se resultar em vendas, podem ter uma ideia melhor de quais produtos devem ser mais destacados.

"A mudança de frequência cardíaca em uma loja pode ser relacionada a mudanças no lado emocional, com um aumento do ritmo cardíaco sendo um indicativo da emoção", afirma o membro sênior do IEEE e professor de engenharia biomédica e diretor de Engenharia em Biomedicina na escola de Engenharia da Universidade de Warwick, Reino Unido, Christopher James. "Para monitorar as mudanças na frequência cardíaca corretamente, o cliente teria de se 'conectar' com a mercadoria para mostrar mudanças que sejam possíveis de distinguir das alterações fisiológicas normais relacionadas ao dia a dia."

 



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>