Tecnologia
24/09/2015 10:18 - Volta de taxa e dólar esfriam venda de celular
Compra de aparelho caiu 13% no 2º trimestre e agora, com o fim da desoneração a produtos de até R$ 1,5 mil, o cenário de queda deve se acentuar durante as vendas natalinas deste ano.
O fim da desoneração fiscal para smartphones a partir do dia 1º de dezembro frustrou os varejistas. Somado a isso, a alta do dólar pode fazer com que as vendas tenham queda superior a 8% e que o Natal fique ainda mais desacelerado.
"Eles poderiam fazer isso a qualquer momento e escolheram dezembro, justamente o Natal, para isso foi muito decepcionante", afirmou o CEO da loja virtual KaBum, Leonardo Ramos. Segundo o empresário, outro agravante na finalização do benefício concedido - que tirou quase 10% de tributos dos aparelhos de até R$ 1.500 e produzidos no País - será durante o Black Friday. "O evento ocorre na sexta-feira, mas estendemos por todo o fim de semana. A nossa dúvida está nas vendas via boleto, uma vez que a compensação bancária dos títulos será após o dia 1º." Ramos afirmou estar sem saber como proceder. "Vamos vender com o valor com os impostos ou sem?", questionou o empresário já que no KaBum, cerca de 40% das vendas da loja virtual são realizadas via boleto bancário.
Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Mauricio Salvador, a maioria dos pedidos para o Black Friday já foram feitos, logo, o preço para a data deve vir sem o aumento do tributo. "O que mais tem preocupado o e-commerce foi a decisão dos bancos de cobrar os boletos emitidos, mesmo que eles não tenham sido quitados. Isso vai trazer custo ao varejista".
O especialista em comércio eletrônico ressaltou os efeitos negativos do aumento da tributação pode trazer, ainda mais no Natal. "É uma categoria com grande procura no período e teremos queda nas vendas com a taxa", concluiu Salvador ao DCI.
Oportunidade
Segundo o especialista em varejo da Kawahara Takano, Julio Takano, há um esforço de entidades setoriais na tentativa de sensibilizar o governo para postergar o fim da desoneração. "Eles estão tentando mostrar ao governo a importância do setor na economia e o quanto o aumento no preço dos produtos será danoso ao Natal", afirmou.
Mas, como a probabilidade do governo recuar é pequena, Takano reforçou a necessidade de ações estratégias para minimizar os efeitos do aumento da tributação. "O repasse não pode ser integral, assim como o varejo não pode absorver a alta sozinho. Agora é o momento de renegociar os contratos com os fornecedores e enxergar as oportunidades que a crise trás", argumentou.
Para ele, o Black Friday pode ser a chance do varejista de vender mais aparelhos, basta sinalizar de forma efetiva ao consumidor que essa pode ser a última chance de comprar aparelhos com redução de tributos. "Eles podem apelar para a venda de oportunidade. Mostrar o quanto o produto vai ficar mais caro e fazer desse Black Friday o melhor dos últimos três anos", explicou.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop