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21/09/2015 14:21 - Tecnologia inédita chega ao setor supermercadista em Minas

Minas Gerais pode ser o primeiro Estado do País a contar com uma tecnologia inédita no varejo brasileiro. Uma grande rede supermercadista mineira está negociando com a Concinco, empresa paulista desenvolvedora de sistemas de gestão corporativa (ERP), a aquisição de um sistema inovador de self-shopping: o Joya.

 

De acordo com o diretor Comercial da companhia, Silvio Sousa, o sistema é composto por leitores de códigos de barras, que permitem ao próprio cliente registrar os produtos que apanhar nas gôndolas das lojas. Em seguida, ele poderá fazer o pagamento dos itens adquiridos em terminais de autoatendimento. Dessa forma, os clientes não vão mais precisar enfrentar as tradicionais filas dos caixas.

 

"Estávamos esperando o produto ser liberado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o que ocorreu em agosto. Agora, estamos negociando com alguns clientes. Um deles é uma rede tradicional de Minas Gerais. As conversas estão adiantadas, em breve deveremos chegar a um acordo", afirma o executivo que, por motivos de confidencialidade do negócio, não divulgou o nome da rede.

 

O Joya foi lançado na última semana, durante a Exposição e Feira de Tecnologia da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizada em Atibaia (SP). Para trazer a tecnologia para o Brasil, a Concinco firmou parceria com a Datalogic, fabricante italiana de equipamentos de identificação automática, como leitores de códigos de barras e sensores.

 

"Esse produto já existe em mais de 600 estabelecimentos da Europa. Na Itália, pode ser facilmente encontrado em vários supermercados. No Brasil, nosso objetivo é que, até o fim do ano que vem, estejamos presentes em pelo menos 30 lojas", ressalta.

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Prática - A implantação do sistema, que promete tornar mais fácil e prática a experiência de compra dos consumidores, tem custo médio de US$ 20 mil (cerca de R$ 80 mil) por loja. "O preço varia, já que depende do número de equipamentos necessários e do fluxo de clientes do local", destaca.

 

Conforme Sousa, o sistema opera de forma muito simples. O cliente, que precisa ser previamente cadastrado, retira o scanner de mão logo na entrada da loja. Durante as compras, a pessoa aponta o equipamento para o código de barras dos produtos escolhidos para adicioná-los ao seu carrinho. Caso queira desistir de algum item registrado, basta pressionar o botão com sinal de menos e apontar o scanner novamente para o código de barras.

 

"Quando tiver terminado, o cliente vai até um quiosque de autoatendimento, devolve o aparelho e realiza o pagamento. Não precisa passar nos caixas tradicionais. A solução permite uma redução de até 80% no tempo gasto no check-out", explica.

 

O executivo garante que as vantagens são ainda maiores para os supermercadistas, já que a tecnologia pode reduzir custos com mão de obra e, ainda, estimular as vendas, sobretudo entre os clientes que buscam maior praticidade e rapidez nas compras. "Em algumas lojas na Itália, o Joya já é utilizado em mais de 40% das compras sendo o grande responsável pelo aumento de fidelização dos clientes", completa.

 

Além disso, o executivo garante que o Joya dispõe de mecanismos capazes de evitar fraudes. "O sistema sorteia consumidores aleatoriamente para passar por uma checagem por um funcionário da loja que verifica se os produtos registrados pelo cliente conferem com o conteúdo do carrinho de compras. Se estiver tudo certo, o cliente acumula uma reputação positiva e reduz as chances de ser novamente sorteado em compras futuras. Caso haja divergências, aumentam-se as chances de uma nova checagem", finaliza.

 

 

 

Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

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