Tecnologia
12/08/2015 10:03 - Juiz de Fora lança app para fomentar comércio
Ferramenta vai distribuir cupons de descontos para atrair clientes; previsão é de que negócios saltem até 20%
Os pequenos comerciantes de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, acabam de ganhar um importante reforço para aumentar as vendas. Idealizado e financiado pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), o aplicativo Conexão Comércio App vai distribuir cupons de descontos para atrair clientes. A expectativa do sindicato é de que, em um período de um ano, o aplicativo impulsione as vendas em até 20%.
A solução faz parte da iniciativa do Sindicomércio-JF para recuperar as vendas no comércio de Juiz de Fora, que estão negativamente impactadas pela situação macroeconômica do País. "Para o pequeno lojista, o cenário é ainda mais difícil porque ele não tem recurso para fazer propaganda na mídia ou desenvolver um aplicativo próprio. Ele tem que esperar o consumidor chegar à sua porta", afirma o presidente do sindicato, Emerson Beloti.
E foi para ampliar as chances desse pequeno comerciante que o sindicato decidiu criar o Conexão Comércio App, aplicativo que reúne todos os comércios da cidade e possibilita que o empresário divulgue ofertas. Segundo o presidente, cada comerciante pode adicionar até cinco ofertas por vez, incluindo a imagem do produto e o cupom de desconto dele. Os usuários que baixarem o aplicativo vão receber uma alerta de promoção. Para facilitar a navegação, os cupons são separados por categorias, como artigos esportivos, brinquedos, moda, farmácia, entre outros.
O presidente destaca que o uso do aplicativo ficou comum para o segmento de gastronomia, mas ele acredita que a ferramenta também pode ser muito útil para o comércio varejista e atacado. "Às vezes o consumidor recebe a promoção e não vai até a loja porque não precisa do produto naquele momento. Mas ele visualizou e guardou a marca do lojista e, quando precisar, pode ir até lá", diz. Além de exibir ofertas, o aplicativo também terá um espaço para anúncio de vagas de emprego no comércio, o que deve atrair ainda mais a atenção dos usuários.
O aplicativo está disponível gratuitamente para os comerciantes associados ao Sindicomércio-JF. De acordo com o presidente, inicialmente a ferramenta também estará aberta aos não associados, que terão três meses de degustação grátis. Já os estabelecimentos do segmento gastronômico poderão utilizar a solução gratuitamente por um período de seis meses. Com poucos dias de lançamento, o aplicativo já foi baixado por mil usuários e tem 40 empresas cadastradas. A expectativa do presidente é que até o fim do ano a ferramenta tenha 250 empresas e 10 mil usuários.
Beloti afirma que o sindicato investiu R$ 10 mil no desenvolvimento do aplicativo e vai gastar cerca de R$ 25 mil por ano em manutenção. Ele acredita que, em um período de um ano, a ferramenta será responsável por 20% das vendas dos comerciantes cadastrados.
Para o presidente, o aplicativo é uma estratégia de longo prazo, que vai muito além de uma solução paliativa para o cenário econômico do País. "Essa nova geração não pega mais folheto de propaganda na rua: eles querem receber informações pelo celular. As pequenas empresas ainda têm pouca habilidade para se comunicar com a geração Y, mas precisam aprender e o aplicativo ajuda nisso", diz.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop