Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

30/07/2015 09:22 - Avanço tecnológico impulsiona marketplace

Os próximos anos devem ser estratégicos para a expansão do marketplace, o conceito de loja on-line que reúne vários comerciantes em um único site. Para isso, os maiores concorrentes redobram os cuidados com ferramentas de pagamento e marketing.

O MercadoLivre, por exemplo, adquiriu há pouco a KPL, especializada no fornecimento de softwares de gestão para e-commerces. O investimento inicial foi de R$ 50 milhões. "É um sistema de processamento de pedidos. Era um dos braços que sentíamos que faltava para completar o ecossistema", conta o diretor de marketplace da companhia, Leonardo Souza.

Conceituada por Souza como um "shopping do mundo on-line", o marketplace tem nos serviços oferecidos ao empresário seu maior trunfo. Em troca de uma porcentagem nas vendas, o empreendedor fica isento de uma série de responsabilidades. "Os marketplaces são empresas de tecnologia", lembra Souza. "Seu desenvolvimento é grande por causa dos benefícios para o comprador, como ferramentas para comparação de preços e frete, ou que avaliam a satisfação de compra", completa o executivo.

Já para quem vende, as soluções tecnológicas também aparecem como diferenciais. Como exemplo, Souza cita o MercadoPago, ferramenta da plataforma MercadoLivre que une gateway de pagamento com sistemas antifraude e de avaliação de riscos.

"Pagamento e logística são os dois pilares do e-commerce; o marketplace deve oferecer soluções para ambos", conjectura Souza, que segue otimista quanto a evolução da modalidade. "É uma tendência mundial. Tudo indica que vai crescer mais ainda aqui".

Negócio da China

Segundo dados do setor, 20% das vendas via web realizadas no Brasil acontecem através de marketplaces; nos Estados Unidos, elas correspondem a 33%, enquanto na China a participação do segmento bate os 90%. É justamente da China que vem um dos maiores players do setor atuantes no País: o AliExpress, braço de vendas para o consumidor final do grupo Alibaba.

Em entrevista ao DCI no Fórum E-Commerce Brasil 2015, que ocorreu em São Paulo, o chefe de operações da empresa no Brasil, Lucas Peng, afirmou que nem o cenário econômico instável diminui o interesse da gigante por aqui. "Não é expressivo para tirar o Brasil do nosso holofote. O País segue no nosso top 3".

Segundo o executivo, a experiência no Brasil (a versão em português existe desde 2013) exigiu atualizações. "Tivemos que modificar alguns mecanismos, como o de busca, a o gosto do brasileiro. Muitas coisas, como canais específicos para moda, por exemplo, foram feitas primeiro aqui e depois replicadas na plataforma global", revela o head.

O próximo passo é investir em parcerias locais, com destaque para o marketing de afiliados: "Quem dividir sua experiência de compra em um blog ou rede social vai poder monetizar em cima das compras geradas através do compartilhamento", explica Peng.

Quanto ao ingresso de lojas brasileiras na plataforma, Peng foi reticente. Atualmente, 95% dos associados no AliExpress são chineses.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>