Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

20/07/2015 10:16 - Céu ao alcance

                                  Em busca de custo menor, pequenas empresas aumentam demanda por sistemas na nuvem




Pequenas empresas que precisam de espaço de memória para armazenar dados, mas não querem ter um servidor próprio, tornaram-se um filão promissor de mercado para gigantes da tecnologia, como Microsoft e Amazon.

No último ano, aumentaram muito as vendas de serviços de computação em nuvem para negócios de menor porte. Essa tecnologia permite rodar softwares em servidores de terceiros.

O exemplo mais popular é o de serviços de e-mail que podem ser acessados a partir de qualquer lugar ou qualquer aparelho, o webmail.

Mas existem outros, como armazenamento de dados, gerenciamento de fluxo de caixa, processadores de pagamentos, que podem ser alocados na rede e acessados remotamente e em aparelhos móveis (veja mais acima).

Nos EUA, no ano passado, empresas com menos de 20 funcionários gastaram cerca de US$ 630 (R$ 2.000) com a assinatura de softwares que rodam nesse formato, o que representa 7% a mais do que em 2013, segundo a Intuit, que faz um programa para declaração de Imposto de Renda de empresas.

Não há dados oficiais no Brasil sobre esse segmento. Segundo a Salesforce, que atua na área, o mercado nacional de computação em nuvem para pequenas empresas cresce 35% ao ano.

Vahé Torrosian, vice-presidente de produtos para pequenas empresas da Microsoft, diz que, na América Latina, eles tiveram mais clientes nos últimos 18 meses do que nos cinco anos anteriores somados.

Um dos motivos pelos quais a nuvem faz sucesso entre as pequenas empresas é que elas dificilmente têm uma equipe de tecnologia que pode lidar com um servidor próprio.

Terceirizar o servidor permite também trocar um custo fixo por um investimento que se adapta à demanda.

"Se uma empresa faz uma campanha viral e recebe um tráfego grande, terá o apoio de mais servidores em minutos", exemplifica o porta-voz da Amazon Web Services. Quando a procura pelo site ou pelo serviço da empresa na web cai, também diminuem os gastos dela com trânsito de dados.

O Nubank, empresa de cartão de crédito, é uma das que apostam nesta tecnologia. "Todos os nossos serviços ficam guardados na nuvem: gerenciamento dos cartões de clientes, sistemas internos de suporte a nossas operações, nossos serviços de faturamento e de e-mails", diz Edward Wible, diretor de tecnologia.

Para ele, a vantagem de utilizar a nuvem é que ela permite inserir novas funcionalidades nos seus recursos de forma mais rápida e prática do que se tivessem um servidor próprio.



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>