Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

16/07/2015 12:19 - Empresas criam aplicação em nuvem menos complexa para atender PMEs

São Paulo - Na medida em que a importância da tecnologia em nuvem cresce, fica clara a estratégia das empresas que oferecem o serviço a pequenas e médias: investir em ferramentas mais simples, capazes de integrar funcionalidades e que consigam se adequar à realidade de cada cliente.

Neste sentido, companhias como Microsoft, IBM, Oracle e SAP se posicionaram de maneira mais firme na oferta de soluções empresariais na nuvem, para competir com a Google For Work, divisão de negócios do Google.

A aposta da companhia norte-americana não é competir na oferta de serviços "pesados", como hospedagem ou gestão de banco de dados, mas auxiliar em questões menos complexas, como gestão de documentos e comunicação interna - de preferência utilizando ferramentas populares entre os consumidores. "Ofertar o software como serviço ao invés da infraestrutura como serviço é algo que está fazendo sucesso no Google. Outras empresas, como a Microsoft, já começaram a oferecer o produto também", diz o diretor operacional da consultoria especializada em nuvem Cloud Market, Diogo Silva.

Para combater o Google for Works, a Microsoft investe no Office 365, uma evolução do Pacote Office, mas que funciona através da nuvem. A ferramenta agrega serviços já conhecidos do grande público, como o Word, Skype e Excel, a novas funcionalidades. Outra que mira o segmento é a Oracle. A multinacional elegeu a expansão da base de clientes em SaaS (do inglês Software as a Service, que designa a oferta de software como serviço) como um dos objetivos para 2015 no Brasil. Para tal, a empresa investe na ampliação dos canais de vendas, ampliando o foco no software como serviço, além de estar prestes a inaugurar um data center no interior paulista, responsável por fornecer infraestrutura para a expansão das operações.

Velhos conhecidos

Uma das vantagens do Google for Works sobre boa parte dos adversários é a popularidade dos produtos no pacote empresarial entre o grande público - um bom exemplo é o serviço de e-mails Gmail. No leque de opções ainda estão versões turbinadas de aplicações como a ferramenta de mensagens e videoconferências, hangouts e armazenamento de arquivos em nuvem Google Drive, com capacidade ilimitada quando a licença corporativa é adquirida.

"Nosso trabalho é dar uma característica empresarial para aquilo que já é usado no dia a dia", conta o Sales Manager do For Works no Brasil, João Rocha. "A diferença é que, nesse caso, há um contrato de serviço que garante um suporte completo". Os preços variam, mas a partir de US$ 5 por funcionário já se consegue ter acesso à estrutura.

No caso de pacotes mais completos, novas funcionalidades podem ser adicionadas, como ferramentas para auditorias e proteção de informações importantes. Contudo, o especialista Diogo Silva alerta que o processo de migração para uma estrutura do gênero requer atenção especializada.

De acordo com um levantamento da consultoria de tecnologia BetterCloud que ouviu 1.500 executivos de TI em 53 países, o número de empresas que planejam transferir todas as suas operações para a nuvem deve chegar a 26% em 2017 - atualmente, elas representam 12%. Entre os usuários do Google for Works, 66% planejam completar a transição até 2020; no caso dos usuários da ferramenta da Microsoft, 49% admitem efetuar a migração até o mesmo ano.

Anúncios

Ontem, o Google divulgou a nova ferramenta Purchases on Google, que permite ao usuário fazer compras direto dos anúncios que aparecem nas buscas. A ferramenta já estava em teste com alguns varejistas. Junto com os anúncios, os compradores poderão conseguir informações como avaliar os produtos e a disponibilidade destes em lojas próximas.



Veículo: Jornal DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras
02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop

Veja mais >>>