Tecnologia
27/02/2009 12:09 - Pão de Açúcar gerencia desempenho pela telinha
Desde janeiro, Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, não precisa mais recorrer aos gerentes das lojas, aos sistemas de computadores da rede e às duas mensagens de texto diárias que recebia no celular para informar-se sobre o desempenho das vendas das lojas da empresa. Esteja ele em Paris, cidade para onde viaja com frequência para participar de reuniões com o sócio francês Casino, ou praticando esportes em São Paulo, Diniz consegue analisar o desempenho de seu império pela tela do BlackBerry. A atualização das informações acontece quase que em tempo real.
A cada 15 minutos, Diniz consegue acompanhar as vendas atualizadas de todas as lojas e bandeiras a partir de seu smartphone. Essa visualização das vendas pode ser feita de diversas formas: pelo desempenho do grupo, por bandeira, por região, por loja e até por categoria (peixaria, mercearia, bazar, etc). O acesso móvel e imediato às informações também é feito pelo presidente do grupo, Claudio Galeazzi, e todo seu batalhão de diretores e gerentes. Hoje, o alto escalão do Pão de Açúcar consegue tomar decisões com mais agilidade e definir, quase simultaneamente, a readequação de uma loja, a entrada em promoção de determinados produtos, entre outras ações.
Para chegar neste estágio, o Pão de Açúcar desenvolveu, no último trimestre de 2008, uma plataforma para acompanhamento das vendas pelo dispositivo móvel. Hoje, os aparelhos BlackBerry do grupo têm, além dos recursos tradicionais como e-mail, calendário e internet, esta aplicação extra de análise das vendas nas lojas e uma outra que permite aprovar viagens e despesas remotamente.
O trabalho foi conduzido pela área de TI (Tecnologia da Informação) do grupo com a empresa Mobile People, responsável pela aplicação de visualização das vendas que roda no aparelho dos executivos. O software instalado no BlackBerry demandou um investimento de R$ 40 mil, fora o custo com infra-estrutura, ainda não consolidado pelo grupo.
O projeto teve início em setembro, impulsionado pela necessidade dos executivos de acompanhar as vendas de perto. Uma amostra do que acontece hoje ocorria em 2006, de forma limitada. Os usuários recebiam as informações sobre as vendas por meio de SMS, no celular, duas vezes ao dia. "Era algo pontual, restrito, com poucos detalhes e em um formato pouco amigável para navegação", explica Célio Guedes, gestor de sistemas do grupo.
Diante da alta competitividade do varejo brasileiro, o grupo decidiu acelerar o acesso às informações em tempo real, o que deu origem ao projeto. Os desafios, no entanto, envolviam a criação de uma interface mais amigável e o acesso a informações mais amplas e frequentes pelos usuários. No quesito segurança, Guedes conta que é possível desligar o aparelho a distância. Casino avalia a possibilidade de adotar a solução na França.
O que acontece hoje no Pão de Açúcar ainda é uma exceção. Embora os dispositivos móveis já estejam bastante disseminados entre as empresas no país, são poucas as que usam aplicações corporativas em seus smartphones. Comum é ver executivos acessando e-mails e a internet pela telinha. Nada além disso. "O Brasil está no princípio da mobilidade. Ainda há muito a se fazer neste sentido", afirma Yngrid Azevedo, gerente de novos negócios da área de comunicações unificadas da Avaya. A previsão é que o uso de aplicativos empresariais para dispositivos móveis cresça bastante daqui para frente, principalmente por conta do boom do trabalho remoto.
A solução OneX Mobile, da Avaya, permite que o usuário realize conferências, transferências, acesso ao correio de voz e diretório corporativo pelo smartphone. Com a popularização do conceito de comunicações unificadas, processo que integra todos os meios e dispositivos de comunicação e mídia, o usuário consegue receber e-mails, fax, correio de voz e até as chamadas direcionadas ao seu ramal no celular.
A Cisco também tem avançado no desenvolvimento de soluções para os dispositivos móveis. Uma delas se chama Cisco Webex para iPhone, ferramenta de colaboração e webconferência disponível para download gratuito na loja virtual da Apple. Com um iPhone 3G, o usuário consegue, da rua, participar de uma conferência e compartilhar arquivos com outros participantes.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
29/11/2024 15:39 - 70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar suas compras02/10/2024 14:47 - O que os clientes querem nas compras online de alimentos?
20/08/2024 10:39 - WhatsApp: 79% dos consumidores usam o aplicativo para se comunicar com empresas
05/08/2024 14:25 - Amazon incorpora IA à tecnologia de lojas sem checkout
27/06/2024 09:12 - Na americana Albertsons, conveniência gera fidelidade
20/06/2024 09:04 - Walmart adota etiquetas eletrônicas em 2.300 lojas
18/06/2024 08:51 - Consumidores querem melhores experiências de compra no varejo
31/05/2024 10:34 - Consumidores dão preferência a autoatendimento em Supermercados
31/05/2024 10:20 - WhatsApp: Bretas Supermercados lança loja on-line integrada ao chat de aplicativo
23/05/2024 08:52 - Redes supermercadistas investem cada vez mais no WhatsApp
22/05/2024 09:29 - WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app
20/05/2024 16:55 - Atacadão investe em experiência do cliente com novo aplicativo
01/04/2024 10:37 - Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo
13/03/2024 17:32 - Experiência do cliente: redes investem em carrinhos inteligentes
12/03/2024 17:37 - “Smart Carts representam a direção inovadora para o varejo”, comentou o CEO da Nextop